Porto Alegre está preparada para a grande final da Copa do Brasil entre Grêmio e Atlético-MG, às 21h45min desta quarta-feira, na Arena. O momento histórico vivido pelo Tricolor reflete na grande mobilização pensada pelos serviços públicos da Capital para que o torcedor possa acompanhar a partida sem problemas.
Leia mais:
Grêmio x Atlético-MG: tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida
Renato garante presença de Carol na Arena: "É um dos meus amuletos"
FOTO: Grêmio usa faixas de apoio à Chapecoense na decisão na Arena
Confira o serviço completo de Porto Alegre para a final da Copa do Brasil:
- Trensurb
Todas as estações da Trensurb fecham no horário normal. A Estação Anchieta reabre 15 minutos após o fim da partida a fim de atender o público na saída do estádio. Os trens partirão conforme a demanda, em ambos os sentidos, até o fechamento da estação, previsto para 1h30min da madrugada de quinta-feira. As demais estações funcionam apenas para o desembarque nesse período.
A empresa recomenda que os usuários comprem a passagem antecipada de ida e volta para agilizar o retorno. Vale lembrar que as catracas do metrô aceitam os cartões de bilhetagem eletrônica SIM, TRI e TEU.
- Trânsito e transporte público
A EPTC preparou esquema de trânsito e transporte para atender os torcedores que irão ao jogo. Quem for de ônibus contará com dez veículos da linha Especial Futebol, com saídas a partir das 19h45min do Largo Glênio Peres (ao lado do Mercado Público). Além disso, as linhas T2, T2.3 e T5 Arena serão ativadas com reforços no atendimento. Os ônibus regulares, como o 701-Vila Farrapos, 704-Humaitá, B25-Feijó/Humaitá, B55-Protásio/Humaitá, também são alternativas. Haverá reforço da frota de táxis e da linha de lotação Humaitá, na saída do jogo.
Quem optar por ir de carro precisará ficar atento às alterações de trânsito: a chegada ao estádio pela alça de acesso e a saída da Capital pela BR-448 (Rodovia do Parque) ficarão bloqueadas ao tráfego de veículos, a partir das 17h, em razão da segurança do público. Ao final do jogo, a alça no sentido interior/Capital ficará liberada.
Avenida Voluntários da Pátria, entre a Rua Dona Teodora e a Arena, antes do jogo terá sentido único em direção ao estádio, a partir das 18h. Depois da partida, o sentido de circulação da Voluntários da Pátria será inverso, em direção ao centro.
- Telões na Goeth
A Avenida Goethe terá uma faixa de rolamento bloqueada no sentido Sul/Norte, entre a Rua Mostardeiro e a Rua 24 de outubro, a partir das 13h, para montagem dos telões que transmitirão o jogo. Às 19h30min, a avenida será bloqueada totalmente, no mesmo trecho, em ambos os sentidos, até o encerramento do evento. A EPTC estará monitorando o local e pode haver alterações nos horários de bloqueio.
- Efetivo da Brigada Militar
- Efetivo nas duas regiões (Avenida Goeth e Humaitá);
- 300 policiais militares para as regiões do evento;
- Cavalaria na Arena.
- Serviço na Arena do Grêmio
- 2.500 funcionários envolvidos na operação;
- 250 seguranças privados;
- 450 orientadores;
- 6 ambulâncias;
- 5 salas médicas (40 profissionais como enfermeiros e médicos);
- 120 a 150 funcionários no estacionamento interno e externo;
- 50 bares na parte interna e 30 operações esplanadas.
Os portões da Arena abrem 18h45min, jás as rampas de acesso estarão liberadas a partir das 17h45min.
*RÁDIO GAÚCHA