Grêmio e Club Atlético Rosario Central já se enfrentaram duas vezes na história. Ambas pelos torneios de verão argentinos e ambas em 1979. No primeiro encontro, em fevereiro, o Grêmio venceu por 2 a 1 (com gols de Éder e de Jurandir, além de uma grande atuação do goleiro Manga), conqusitando o título do Torneo Ciudad de Rosario.
No segundo encontro, em maio – Rosario e Newell's aproveitaram uma folga no calendário local e conviradam Grêmio e Lazio para o torneio –, em jogo válido pelo Torneo Internacional Semana de Mayo, o Grêmio foi goleado por 4 a 1, na decisão. Nesse jogo, Mário Sérgio foi um dos titulares do Rosario Central.
Leia mais:
Rosario Central "aposta em futebol ofensivo", diz jornalista argentino
Grêmio enfrentará o Rosario Central nos dias 27 de abril e 5 de maio
Rosario Central: conheça o adversário do Grêmio nas oitavas da Libertadores
Na Libertadores de 2014, o Grêmio passou por Rosario. No Grupo 6, o time de Enderson Moreira tinha como adversários o Newell's Old Boys, Nacional de Medellín e Nacional (URU). Em 19 de março, Newell's e Grêmio empataram em 1 a 1. Maxi Rodriguez fez 1 a 0 para os locais, enquanto o zagueiro Rhodolfo empatou aos 46 minutos do segundo tempo. O Grêmio passou em primeiro lugar na chave, com os colombianos como vice. O Newell's foi eliminado. Naquela equipe estavam Grohe, Ramiro, Edinho e Luan.
Canalhas e Leprosos
Na rivalidade de Rosario, os torcedores do Central são chamados de "canallas", enquanto que os do Newell's são os leprosos. Por quê? Na década de 20, um grupo de senhoras da sociedade local sugeriu que os dois clubes fizessem um amistoso beneficente a um hostpital que tratava enfermos de lepra.
O Newell's topou na hora. Já o Rosario Central declinou o convite. Os torcedores do Newell's consideraram aquilo uma "canallada" (canalhice) do Rosario Central. O apelido pegou. Já os "canalhas" passaram a chamar os torcedores rivais de leprosos.
Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES