
Faz mais de 65 anos que o Brasil perdeu a Copa do Mundo para o Uruguai no Maracanã, mas o velho "complexo de vira-lata" definido por Nelson Rodrigues segue presente por aí.
Ninguém tem coragem de afirmar hoje que o Grêmio pode ser campeão da Libertadores 2016. Por quê? Só pode ser narcisismo às avessas. Falta de autoestima. Por acaso, o Grêmio está pior que o Corinthians desmontado? Ou que o Atlético-MG do Diego Aguirre? Ou tem menos time que os argentinos? Quem é o favorito nessa Libertadores? Vamos combinar, pelo menos, que o Grêmio é o melhor time do Grupo 6, que tem um San Lorenzo desmontado, a irregular LDU do Equador e o Toluca do México, que não é nenhum Tigres. Isso quer dizer que a fase de grupos será fácil? Não, mas a mim parece que chamar isso de Grupo da Morte é piada.
O Grêmio atual é melhor que o Grêmio do ano passado. O Wallace que chega do Chelsea é bem melhor que o Galhardo que viera do Santos. Kadu é do mesmo tamanho do Erazo, menos técnico, mas muito mais valente. Com ele, por exemplo, aquele gol no último Gre-Nal não teria existido. Então, com um goleiro de Seleção e a melhor zaga do Brasileirão reforçada, temer o quê?
Acho que dá para concordar também que o time de Roger em 2016 deverá ser melhor do que o de 2015, porque esse ano ele terá pré-temporada e não precisará ficar remendando, durante a competição, um time deixado por outro treinador. E se considerarmos que o Roger é melhor treinador que o Luxemburgo (2013) e o Ederson Moreira (2014), anos em que o Grêmio saiu da Libertadores por detalhes, me parece verossímil a hipótese de que irá mais longe na competição deste ano.
Falta um goleador, é verdade. A direção garante que ele virá, mas esses atacantes que já estão aí foram os responsáveis pelas vitórias sobre o campeão Corinthians e o vice Atlético no ano passado, sem falar na goleada do último Gre-Nal na Arena. E, sabemos, esses três times citados são bem melhores que os primeiros adversários do Grêmio nessa Libertadores. Depois é mata-mata e tudo pode acontecer.
Então, o Grêmio pode ganhar essa Libertadores, sim. Não custa lembrar que nesta época, no ano passado, se alguém dissesse que o Grêmio estaria entre os três primeiros no Campeonato Brasileiro, receberia como resposta, na melhor das hipóteses, um sorriso obsequioso.
Acompanhe o Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES