Vem de Buenos Aires a inspiração para o que o Grêmio pretende na revitalização do entorno da Arena. Para seguir o modelo adotado pelo Boca Juniors, a diretoria gremista se reuniu nesta terça-feira com representantes dos bairros que cercam o estádio e deu os primeiros passos no projeto de melhora da infraestrutura da região e na criação de uma espécie de "Bairro Tricolor", além da aproximação com ações voltadas para a população local.
Na terça, cem pessoas foram ao auditório da Arena para uma reunião que apresentou a ideia às comunidades dos bairros Humaitá, Farrapos e Navegantes. A iniciativa tem o apoio da prefeitura de Porto Alegre - José Fortunati também estava no encontro.
- É um projeto muito maior do que pintar as casas. É um projeto de responsabilidade social. O Grêmio pretende fazer toda uma programação de ações no sentido de estabelecer um conceito de aproximação com as comunidades. Queremos criar um ambiente de revitalização, de limpeza, que faça com que as pessoas se sintam atraídas para ficar mais tempo na comunidade, que as pessoas não venham somente em dias de jogos, não só na Grêmio Mania, para o tour, mas que também possam caminhar pelo bairro - disse a Zero Hora Evandro Krebs, diretor do Departamento de Responsabilidade Social do Grêmio.
A intenção do clube é conduzir uma aproximação bilateral entre o estádio e o seu entorno e fazer com que as comunidades do redor da Arena se sintam contempladas com oportunidades de negócio.
- Este gesto do Grêmio é muito importante, pois aproxima a Arena da comunidade. Nos somamos a essa parceria pois queremos construir uma melhor qualidade de vida para todo mundo por meio de ações concretas e viáveis, que mudem a realidade - disse Fortunati, em entrevista ao site do Grêmio.
- Nosso objetivo é buscar uma articulação de ações comunitárias para que todos possam ser beneficiados. Este evento é um passo para o futuro de todos nós - avaliou o presidente gremista, Romildo Bolzan Júnior.
Ações de aproximação do Grêmio com a comunidade:
- Cota para crianças da comunidade entrarem em campo com os jogadores para as partidas;
- Ingresso social, para que as famílias cadastradas possam frequentar com mais regularidade o estádio;
- Utilização de mão de obra local na força de trabalho temporário na operação em dias de jogos;
- Segundo turno escolar com o controle do IGT (Instituto Geração Tricolor);
- Aumento da participação de jovens da região em escolinhas esportivas comunitárias comandadas por profissionais das categorias de base do Grêmio, com a chance de testes para o clube;
- Capacitação do pessoal das comunidades do entorno e finalização de um pavilhão de reciclagem para que parte do lixo produzido na Arena se transforme em fonte de renda para o público da região;
- Organização de centros culturais para artistas locais;
- Parceria com uma indústria de tintas para a revitalização e pintura das casas do bairro, além de limpeza das vias e melhoria da iluminação em conjunto com a prefeitura de Porto Alegre.