O Grêmio tentará nesta quarta-feira, 19h30min, em Maceió, repetir um feito atingido apenas três vezes na Copa do Brasil. Nas edições de 2000, 2004 e 2010, o clube conseguiu eliminar a partida de volta nas fases iniciais ao vencer fora de casa com diferença de dois gols.
CRB x Grêmio: tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida
Nesta quarta, Luiz Felipe Scolari vai reforçar a defesa. A tendência é de que o técnico escale o time com três volantes. Com a entrada de Júnior na lateral esquerda, Marcelo Oliveira seria deslocado para o meio-campo, onde formaria o trio de marcadores junto a Walace e Maicon. No ataque, Pedro Rocha deve formar dupla com Luan.
Felipão deve escalar o Grêmio com três volantes contra o CRB
O regulamento da Copa do Brasil permite a eliminação no jogo de ida desde 1995. Naquela época, o visitante que vencesse por três gols de vantagem na primeira fase, se classificava automaticamente.
"Não vamos jogar por uma viagem a Porto Alegre", diz treinador do CRB
No ano seguinte, a diferença necessária caiu para dois gols. E, em 1999, passou a valer também para a segunda fase da competição. Se o Grêmio vencer hoje por este placar, se garante na terceira fase - onde teria o Criciúma como adversário. Relembre as três vezes em que o Tricolor eliminou o jogo de volta.
22/3/2000 - União Rondonópolis 0 x 4 Grêmio (2ª fase)
Na primeira vez em que o Grêmio eliminou o jogo de volta da Copa do Brasil, Ronaldinho ainda vestia a camisa tricolor. O meia, que depois deixaria o clube em litígio com a direção e a torcida, marcou dois gols na goleada por 4 a 0 sobre o União Rondonópolis, no Mato Grosso, pela segunda fase. Os outros dois gols foram marcados pelo zagueiro Nenê e o meia Zinho. A campanha, no entanto, encerraria de forma trágica na fase seguinte, com uma goleada de 4 a 1 sofrida para a Portuguesa em pleno Olímpico.
Rescisão de Kleber com o Grêmio é publicada no BID da CBF
17/3/2004 - Londrina 0 x 2 Grêmio (2ª fase)
No ano que terminaria de forma melancólica com o rebaixamento à Série B no Brasileirão, o Grêmio teve boa largada na Copa do Brasil. A vitória sobre o Londrina, no Estádio do Café, na segunda fase, com gols do zagueiro Claudiomiro e do centroavante Christian, eliminou a necessidade do jogo de volta. Naquele ano, o time então treinado por Adilson Batista acabaria eliminado nas quartas de final após perder para o Flamengo, por 1 a 0 no Olímpico, e empatar sem gols no Rio de Janeiro.
"Só liberamos o Hélder se o Grêmio pagar", diz presidente do Juventude
10/2/2010 - Araguaia 1 x 3 Grêmio (1ª fase)
Com dois gols do centroavante Borges e um do volante Fábio Rochemback, o Grêmio venceu o Araguaia, no Mato Grosso, por 3 a 1, e eliminou o jogo de volta na primeira fase da Copa do Brasil em 2010. O time treinado por Silas fez boa campanha na edição daquele ano. Acabou eliminado pelo Santos, na semifinal, após dois jogos eletrizantes. Na ida, no Olímpico, buscou uma virada em 4 a 3 com três gols de Borges e um de Jonas. Mas o time de Ganso, Robinho e Neymar garantiu a vaga com um 3 a 1 na Vila Belmiro.
Acompanhe as informações do Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
Android
IOS
*ZHESPORTES
Copa do Brasil
Contra o CRB, Grêmio tenta eliminar jogo de volta pela quarta vez
Equipe de Felipão deve atuar com três volantes no estádio Rei Pelé
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: