O Grêmio jogou muito pouco contra o São José. No primeiro tempo, até foi melhor. Mas, na segunda etapa, permitiu o empate e ainda e foi ameaçado várias vezes. Não gostei do goleiro Tiago. Indeciso, preocupou os zagueiros. Fazia tempo que não se via o time gremista levar sufoco de times pequenos. Aconteceu ontem. Outra nota destoante foi Yuri Mamute, o Mamutelli. Teve duas grandes chances, só ele e o goleiro, para marcar e liquidar a partida. Errou ambas. Mostrou que precisa crescer tecnicamente para ser um grande atacante.
Felipão culpou a imprensa pela atuação ruim do guri. Segundo o técnico, foram demasiados os elogios a Mamute. Em futebol é assim: se critica é cruel, se elogia traz prejuízos. Difícil sobreviver no meio desses conceitos. Independentemente do humor do Felipão, o Grêmio jogou pouco e só empatou. Terminou a primeira fase em segundo lugar.
Liderança
Talvez tenha sido um dos melhores jogos do Inter neste Gauchão. Não tomou conhecimento do adversário, teve mais de 20 escanteios contra somente um contra. Foram várias oportunidades. Muito mais do que o time vinha fazendo, mostrando um crescimento que não aparecia em jogos anteriores e prejudicava a todos. Agora são os jogos decisivos. Vale para o Gauchão e para a Libertadores. A melhora do futebol coletivo colorado chegou nem boa hora. Não há mais espaço para jogar mal. Tudo, daqui para frente, é decisão para o time colorado nas duas competições.
Larga, Muricy
Dias atrás, escrevi que estava na hora de Muricy Ramalho se aposentar. Ele não consegue mais comandar um time importante como o São Paulo. Acaba de perder para o Botafogo, de Ribeirão Preto, faz campanha razoável na Libertadores e se queixa da sua saúde. Se precisasse de dinheiro para seu sustento, eu entenderia. Mas é milionário. Não deve fazer como colegas seus que insistem a acabam proporcionando verdadeiros vexames. Larga logo, Muricy.
De menos
Um dos times mais tradicionais do Estado de uma cidade rica para abastecê-lo. Mesmo assim, o Caxias foi rebaixado para a Segundona. Os tombos são da vida. Para pessoas e instituições. O que quero ver agora é o reerguimento desse grande clube. Seus líderes devem se encontrar e começar, a partir de hoje, a remontar o time e trazê-lo para o lugar que merece. O Caxias disputará a Série C e precisa já montar time para 2016.
É demaaaaiiiiissss!
Vamos agora para os matas. Na quarta e na quinta-feira, quatro jogos em que só passarão o vencedor. Gosto desse tipo de disputa. Ela aumenta a adrenalina dentro do campo e na arquibancada. Os clubes lutaram muito para chegar até aqui. Claro que o esforço será ainda maior para atingir a semifinal. Chegou o grande momento do Gauchão.