O Gauchão começou a entrar na reta final da fase de classificação na quarta-feira (16), com quatro partidas que abriram a sétima rodada do campeonato estadual. Agora, apenas uma equipe segue invicta no torneio.
O Novo Hamburgo venceu o Guarany-Ba e é o único time que ainda não sabe o que é perder. Mais cedo, o Grêmio perdeu a sua invencibilidade ao ser derrotado pelo União-FW, fora de casa. O São Luiz bateu o Caxias, em Ijuí, e Inter e Brasil-Pel ficaram no empate no Beira-Rio. No fechamento da rodada, duas vitórias dos mandantes.
União-FW 3x1 Grêmio
Ainda sem Roger Machado, que assistiu à partida das arquibancadas do estádio, o Tricolor perdeu a invencibilidade no Gauchão ao ser derrotado pelo time da casa por 3 a 1. O União-FW abriu o placar com Jander. Elias Manoel empatou ainda no primeiro tempo, mas Eliomar e Laion deram números finais à partida já na etapa final. O Grêmio se manteve na liderança do Estadual, mas ainda depende do complemento da rodada para saber se continuará na ponta. O União-FW respirou na luta contra o rebaixamento com a vitória em casa.
Inter 1x1 Brasil-Pel
O empate fez com que o Colorado perdesse a oportunidade de assumir a liderança do Gauchão e ultrapassar o Inter. Com o time com algumas mudanças, o técnico Alexander Medina disse ter gostado do que viu no gramado do Beira-Rio. Taison, no final do primeiro tempo, marcou o gol colorado. Na etapa final, Paulo Victor empatou para a equipe de Pelotas. O Inter chegou a 12 pontos e o Brasil, a 10.
São Luiz 1x0 Caxias
O duelo em Ijuí teve o seu desfecho apenas nos minutos finais. Com mais volume de jogo durante os 90 minutos, o São Luiz conseguiu a vitória com um gol aos 47 do segundo tempo, quando Paulinho Dias marcou o gol que garantiu os três pontos. O resultado positivo colocou o time de Ijuí no G-4 da competição. O Caxias parou nos oito pontos.
Novo Hamburgo 2x0 Guarany-Ba
Ainda que esteja invicto no Gauchão, o Noia conseguiu apenas a sua segunda vitória na competição. Os 2 a 0 sobre o time de Bagé fizeram a equipe do Vale do Sinos encostar na zona de classificação para as semifinais. O Novo Hamburgo chegou a 11 pontos, na quinta colocação. O Guarany-Ba viu suas chances de permanecer na Série A diminuírem. O time amarga a última posição, com dois pontos.
Ypiranga 3x0 Aimoré
A vitória fez com que o Canarinho chegasse a liderança do Gauchão, ultrapassando o Grêmio, líder até então. O controle da partida foi todo do time de Erechim, que abriu o placar logo no começo do confronto. Wellington Reis, contra, e Bruno Bispo, duas vezes, fizeram os gols do Ypiranga no jogo. O Aimoré segue em sexto, com 10 pontos.
Juventude 2x0 São José
Enfim, o Ju conseguiu a primeira vitória no Gauchão. Com o resultado, saiu da zona de rebaixamento e ainda empurrou o adversário para o Z-2 do campeonato estadual. William Matheus abriu o placar de cabeça e Capixaba fechou a conta para o Alviverde. O São José até tentou na reta final, mas não conseguiu descontar.