O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) marcou os julgamentos dos expulsos no Gre-Nal da final do segundo turno do Campeonato Gaúcho: serão nesta quinta-feira (13). Orejuela, do Grêmio, e Patrick, do Inter, podem receber punições. O colorado Saravia também será julgado pela expulsão diante do Esportivo, na semifinal.
O caso mais urgente envolve Orejuela, porque o lateral ainda participa da competição. O jogador, que assumiu a titularidade na ausência de Victor Ferraz, envolveu-se em confusão durante a celebração do gol da vitória gremista no clássico 426.
O colombiano foi denunciado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva". A punição, se aplicada, é entre um e seis jogos de suspensão, além de pagamento de multa.
Pelo lado colorado, Saravia, que foi expulso contra o Esportivo, na semifinal, e Patrick, pela confusão com Orejuela, estão enquadrados no artigo 250. De acordo com a legislação, ambos praticaram atos desleais ou hostis durante a partida. Segundo o CBJD, a punição é entre uma e seis partidas.
Caso algum atleta colorado seja considerado culpado, as penas só poderão ser executadas em torneios estaduais. Assim, seguirão à disposição de Eduardo Coudet. Pelo lado gremista, Orejuela corre o risco de perder os jogos contra o Caxias, na final do Gauchão.