A decisão do Campeonato Gaúcho Feminino 2019 entrou para a história do Estado. O primeiro passo para um tratamento relevante que o futebol das gurias merece foi dado na tarde deste domingo (1). E, como era de se esperar, o duelo entre Inter e Grêmio foi recheado de polêmica e emoção. Em campo neutro, em Ijuí, sob uma temperatura de 33°C, diante de quase 2 mil torcedores, a estratégia ofensivista do time de Maurício Salgado saiu vencedora. Ao aplicar 4 a 2 com moral, o Colorado saiu com a orelhuda do Estádio 19 de Outubro. A equipe foi campeã pela primeira vez de um Gauchão organizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), a sétima vez na história no geral – o Grêmio, campeão em 2018, tem três títulos.
Desde o apito inicial, o Inter mostrou sua força e comandou as ações. Uma demonstração clara de que a missão seria difícil para a equipe tricolor de Patrícia Gusmão aconteceu logo aos oito e 11 minutos de partida.
A atacante colorada, convocada pela Seleção Brasileira, Fabi Simões marcou duas vezes: no primeiro, a meia Nana entrou em velocidade na área gremista, serviu a camisa 11 que tirou da goleira Lorena e abriu o placar; no segundo, Fabi recebeu lançamento longo na pequena área, driblou sozinha a arqueira gremista e marcou um golaço. Na comemoração, não faltou o cartaz parafraseando um Gabigol, atacante do Flamengo: "Hoje tem gol da Fabigol".
A resposta do Grêmio não demorou muito. Aos 13, Pri Back cobrou falta no meio da meta de Yasmin, que aceitou um frango e levou o primeiro gol do campeonato. A partir daí, o Tricolor cresceu no confronto. Já nos acréscimos, aos 48, Juliana Oliveira recebeu na cabeça um lindo cruzamento da zagueira Bicê, tirou da goleira e empatou a partida. 2 a 2. No fim, o empate fez jus ao que a Dupla apresentou no primeiro tempo.
Nos minutos iniciais da etapa complementar, o confronto foi cadenciado. O Inter, mais uma vez, teve as melhores oportunidades. Aos quatro, seis e sete minutos, a goleira Lorena levou três grandes sustos: um chute de efeito de Shasha pela direita que raspou no travessão, uma chegada em velocidade de Luana pela esquerda e uma cobrança de falta muito perigosa cobrada por Fabi. O Grêmio, por sua vez, apostava no contra-ataque — quando teve poucas oportunidades.
Mas foi aos 35 e aos 47 minutos que o Colorado transformou em gols sua superioridade ofensiva. A centroavante Jheniffer, 18 anos, entrou no lugar da vice-artilheira Luana e marcou o terceiro. Nana fechou a conta em Ijuí. Vitória que coroou uma campanha praticamente impecável, com 11 vitórias e um empate em 12 jogos — 106 gols marcados e apenas dois sofridos. Agora, aguardemos os demais passos, nada mais justo para o futebol apresentado pela mulheres do RS. Elas merecem.
GAUCHÃO FEMININO
Final — 1°/12/2019
INTER 4
Yasmim; Leidi, Sorriso, Bruna Benites e Carol Gomes; Ju, Nana, Mariana Pires (Gabi, 33'/2°T) e Shasha; Fabi Simões, Luana Spindler (Jheniffer, 20'/2°T).
Técnico: Maurício Salgado.
GRÊMIO 2
Lorena; Geo (Jissele, 14'/2°T), Bicê (Bruna Flor, 40'/2°T), Ana Alice e Lorena González; Mariza, Pri Back, Katrine e Juliana Oliveira; Karina (Juju, 40'/2°T) e Karol Lins.
Técnica: Patrícia Gusmão.
Gols: Fabi Simões (I), aos 8 e aos 11 minutos, Pri Back (G), aos 13, e Juliana Oliveira (G) aos 48 do primeiro tempo; Jheniffer (I), aos 35, e Nana (I), aos 47 do segundo tempo
Cartões amarelos: Nana (I), Sorriso (I), Leidi (I), Mariza (G)
Arbitragem: Andressa Hartmann, auxiliada por Maira Mastela e Luiza Reis (trio gaúcho)
Local: Estádio 19 de Outubro, em Ijuí (RS)