Campeão invicto, dono do melhor ataque e da melhor defesa, o Grêmio também dominou a seleção do Campeonato Gaúcho de 2019. Em cerimônia na Associação Leopoldina Juvenil, na zona norte de Porto Alegre, na noite desta quinta-feira (18), um dia após a decisão na Arena, foram escolhidos os destaques do Estadual com seis jogadores, o técnico, a revelação e o dirigente gremista. No entanto, o craque da competição veste a camisa do Inter: Nico López foi eleito o melhor jogador do torneio.
A defesa teve quatro representantes tricolores: Paulo Victor, Léo Gomes, Geromel e Kannemann. O lateral-esquerdo Samuel, do Caxias, completou o setor.
No meio-campo, Matheus Henrique, eleito reveleção do campeonato, ganhou a companhia de dois colorados: Rodrigo Dourado e Edenilson. O meia Rafael Gava, do Caxias, completa a intermediária. Ele, inclusive, foi artilheiro do Estadual com seis gols marcados.
O ataque é formado por Nico López e Everton.
Fora de campo, Renato Portaluppi levou o prêmio de melhor técnico pelo segundo ano consecutivo, enquanto o presidente Romildo Bolzan levou o prêmio de melhor dirigente. Na arbitragem, os escolhidos foram Jean Pierre Lima e Maurício Coelho Silva Penna (auxiliar).
Tanto Inter quanto Grêmio deram folga para seus elencos nesta quinta-feira. Na sexta (19), as equipe se reapresentam de olho na quinta rodada da fase de grupos da Libertadores — o Colorado enfrenta o Alianza Lima, na quarta-feira (24), no Peru, e o Grêmio encara o Libertad, na terça-feira (23), no Paraguai. Com isso, poucos representantes estavam presentes na festividade.
Do Inter, não havia nenhum jogador. Já pelo lado do Grêmio, marcaram presença nomes como Kannemann, Geromel, Renato Portaluppi, Léo Gomes e Matheus Henrique.
— Futebol é a base de oportunidade para manter a regularidade e chegar no final bem. Nada melhor do que encerrar com título e prêmios — comemorou o volante Matheus Henrique.
Goleador do Gauchão, ao lado de Marcão do São Luiz, o volante Rafael Gava foi um dos destaques do Caxias na conquista do título de campeão do Interior.
— Fico feliz por esse prêmio, mas obviamente eu não esperava por isso. Sou segundo volante, a gente trabalha em dar assistência e marcar, não em fazer gols. Fico feliz por ter ajudado o Caxias a ser campeão do Interior e estou muito feliz com esse prêmio — disse.
Em sua despedida do comando da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), após 16 temporadas, o presidente Francisco Novelletto se emocionou em seu último discurso como mandatário da entidade. Seu substituto deverá ser Luciano Hocsman.
Confira a seleção do Gauchão 2019:
Goleiro: Paulo Victor (Grêmio)
Zagueiros: Pedro Geromel (Grêmio) e Walter Kannemann (Grêmio)
Lateral-direito: Léo Gomes (Grêmio)
Lateral-esquerdo: Samuel (Caxias)
Meio-campo: Rodrigo Dourado (Inter), Matheus Henrique (Grêmio), Edenilson (Inter), Rafael Gava (Caxias)
Ataque: Nico López (Inter) e Everton (Grêmio)
Craque: Nico López (Inter)
Revelação: Matheus Henrique (Grêmio)
Melhor técnico: Renato Portaluppi (Grêmio)
Melhor dirigente: Romildo Bolzan (Grêmio)
Melhor árbitro: Jean Pierre Lima
Melhor auxiliar: Maurício Coelho Silva Penna