A cinco dias da semifinal do Gauchão contra o Inter, o São José fez melhorias no gramado sintético do Passo D'Areia, na zona norte de Porto Alegre. Durante a manhã desta terça-feira, funcionários trocaram partes desgastadas do campo.
Leia mais:
Ouça: as dificuldades do Inter contra o São José
Diogo Olivier: o Inter terá de vestir as sandálias da humildade no Gauchão
Brenner, novo reforço do Inter: "Sou 9, de área, que faz gol de rebote"
Segundo o diretor executivo do São José, João Lock, o piso da grande área da goleira da esquerda (a que tem a cancha de society ao fundo) foi o primeiro a ser trocado. Nesta quarta-feira, a reforma ocorrerá na outra grande área.
– Nosso projeto é trocar todo o gramado para a nossa estreia na Série D (em 10 de junho). Mas, como a decisão com o Inter poderá ir para as penalidades (em caso de novo 0 a 0), decidimos mexer nas duas áreas já agora. As duas áreas estarão em perfeitas condições – explicou Lock.
O custo total da reforma do gramado é de R$ 48 mil. O gramado será integralmente trocado após o Gauchão porque, em dezembro, a Fifa retornará ao Passo D'Areia para a revisão que é feita a cada dois anos no piso sintético.
– Tudo precisa estar de acordo com a aprovação da Fifa, para que o São José possa manter o seu gramado sintético. Sempre passamos com louvor pelo crivo da Fifa – contou o dirigente.
Nesta terça, o piso já gasto das áreas começou a ser trocado. Foi retirado, teve a base nivelada novamente e, depois, as folhas de 2,5m x 5m de grama sintética foram recortadas, costuradas e coladas no piso novamente. Junto à grama artificial foram colocados pedacinhos de borracha – utilizados para dar sustentação ao gramado e deixar os fios de grama em pé, a fim de segurar mais a bola.
– Não pudemos trocar o piso todo agora, em função do tempo. Por exemplo, o nosso time juvenil estava treinando no meio-campo, enquanto que os nossos funcionários instalavam o novo piso – disse João Lock. – O certo é que o nosso campo estará perfeito para a decisão – acrescentou.
O jogo do próximo sábado definirá o primeiro finalista do Gauchão. Quem vencer avança para a decisão. Um novo empate em 0 a 0 leva o jogo para os pênaltis, enquanto um empate com gols dá a classificação ao Inter.