A seleção brasileira de futsal começa, neste sábado (13), a última sequência de jogos antes da Copa do Mundo. São três amistosos na Lituânia, na Janovos Sporto Arena, e o primeiro adversário é a França, às 13h30min (horário de Brasília). A partida será transmitida pelo SporTV.
Na sequência, o time comandando pelo técnico Marquinhos Xavier encara a Ucrânia, na segunda-feira (15), ao meio-dia, e a Lituânia, na terça-feira (16), às 14h30min. O domingo (14) será dedicado a treinamentos e atividades de integração entre os atletas.
— Nossos adversários são emergentes no futsal, em especial a França e a Ucrânia, que estão classificadas para o Mundial no Uzbequistão. A França é uma seleção realmente forte tecnicamente, uma seleção interessante. É um país que vem investindo bastante no futsal, acredito que vai ser um jogo bem atraente — afirma o treinador.
Dois atletas do Atlântico, de Erechim, fazem parte do grupo que disputa o ciclo de jogos. Os alas Richard e William Bolt, que ficaram de fora da lista da Copa América, foram chamados por Xavier.
O brasileiro mais badalado, o pivô Pito, do Barcelona, eleito o melhor jogador do mundo em 2023, não foi convocado. Recentemente, ele conquistou a Copa da Espanha e tem pela frente rodadas decisivas da primeira divisão espanhola. Além disso, o Barcelona está na semifinal da Champions League, quando enfrentará o Sporting, de Portugal, em 3 de maio. A quantidade de jogos decisivos e a importância de Pito para o Barcelona influenciaram na opção por preservá-lo desses amistosos.
O fixo Marlon, do El Pozo, da Espanha, é o único gaúcho convocado. Ele é natural de Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre.
Em fevereiro, após fazer a preparação em Gramado, na serra gaúcha, o Brasil venceu a Copa América de Futsal, disputada em Luque, no Paraguai. A Copa do Mundo está prevista para ocorrer entre 14 de setembro e 6 de outubro, no Uzbequistão, na região central da Ásia.