De São Lourenço do Sul a Manaus, no Amazonas. A viagem da ABF começaria na madrugada de sábado (26), de ônibus, pela BR-116, até o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
São 190km por terra para, logo na sequência, entrar num avião e fazer deslocamento aéreo de mais 4,5 mil quilômetros, da capital gaúcha até a amazonense, com escala em Campinas, no interior de São Paulo.
Depois de aproximadamente 11 horas de viagem, a delegação estreia neste domingo (27), às 14h30min contra o Brasília-DF, na 50ª edição da Taça Brasil de clubes — primeira divisão, que equivale ao segundo escalão, já que os grandes times do país estão na Divisão Especial.
A ABF está no Grupo A, que além dos brasilienses, conta também com a participação do Grêmio da Amazônia, de Manaus (AM); Ansef, de Damianópolis (GO); e Associação Atlética Balsas, de Balsas (MA).
Todos se enfrentam em turno único, até quinta-feira (31) e os dois primeiros se classificam às semifinais previstas para 1º de setembro. Se o time seguir avançando, a final está prevista para o sábado (2).
Tabela da ABF na Taça Brasil - 1ª Divisão - 2023
- 27/8 - 14h30min - ABF x Brasília-DF
- 28/8 - 18h - ABF x Grêmio da Amazônia-AM
- 29/8 - 19h45min - ABF x Ansef-GO
- 31/8 - 16h15min - ABF x Balsas-MA
Na outra chave, estão o Estrela, de Manaus (AM); o Campo Largo, do Piauí; Independente, de Roraima; Lagarto, de Sergipe; e Associação Atlética Escolinha do Pezão (AAEP), do Mato Grosso do Sul.
Em 2022, a ABF disputou a Divisão Especial, jogada em Joinville (SC). Na ocasião, o time sentiu a superioridade técnica dos adversários, perdendo todos os jogos que disputou contra Magnus-SP, Joinville-SC, Rocha-PA e Praia Clube-MG, marcando cinco gols e sofrendo 38. A equipe acabou rebaixada.