Protagonista do último título de um time gaúcho na Liga Nacional de Futsal, com a ACBF, de Carlos Barbosa, em 2015, o pivô Pito foi premiado nesta semana, como melhor jogador de toda a Liga Espanhola. O reconhecimento veio depois da conquista do título com o Barcelona, onde o jogador atua há duas temporadas.
— O prêmio é muito importante pois valoriza o trabalho de toda a temporada. O ano foi muito desgastante, com vários jogos intensos e com pressão. Por isso, com todos os jogadores de qualidade que estavam em disputa, só me deixa mais feliz e orgulhoso do caminho que estou trilhando — disse Pito.
O pivô foi uma das peças fundamentais do Barcelona na conquista do título da Liga deste ano. Ao todo, disputou 29 jogos e marcou 15 gols. O clube espanhol terminou a primeira fase com 64 pontos, em 30 jogos. Nos playoffs, o "Barça" venceu todos os jogos até a final. Resultando em uma campanha de 23 vitórias, em 33 jogos totais.
"Agora uma nova temporada começa e, no nível em que estamos, sabemos que precisamos mantê-lo, afinal, conhecemos muito bem o tamanho da camisa que defendemos. Aqui precisamos buscar todos os títulos possíveis. E será uma temporada que vai exigir muito porque serão várias datas Fifa e é preciso manter a melhor forma física possível", concluiu o jogador.
Catarinense de Chapecó, Pito completará 32 anos em novembro. Ele jogou na ACBF entre 2014 e 2016, participando também, além da Liga Nacional, das conquistas do Gauchão e da Taça Brasil. Com a camisa da Seleção Brasileira, é um dos nomes certos na lista do técnico Marquinhos Xavier para a Copa 2024, no Uzbequistão.