As Gurias Coloradas reencontrarão o Juventude nas semifinais do Gauchão Feminino. Após o empate sem gols na etapa classificatória, as equipes se enfrentarão duas vezes para definir um dos finalistas do Estadual.
O primeiro jogo está marcado para o próximo domingo (10), às 15h, na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada. Enquanto o duelo de volta ocorre no domingo seguinte, dia 17, também às 15h, no Sesi, em Caxias do Sul.
Esta não será, no entanto, a primeira vez que as equipes se enfrentarão nas semifinais do Gauchão. Nas últimas duas temporadas, Inter e Juventude decidiram um finalista. Em ambas, as Gurias Coloradas levaram a melhor.
GZH detalha o retrospecto do Inter nesta etapa do Gauchão desde a retomada do departamento, em 2017. De lá para cá, o Colorado já acumula cinco títulos.
O retrospecto do Inter nas semifinais do Gauchão Feminino
2017
Chegando às semifinais pela primeira vez após a retomada do departamento, o Inter não teve dificuldades para eliminar o Black Show. Na ida, vitória com gols de Paloma Merlo e Byanca Brasil, por 2 a 0, no Estádio do Coelhão, em Guaíba.
Depois, na volta, uma goleada, com Mylena Pedroso, Paloma Merlo, Byanca Brasil, Leticia Sanchez, Tais Marques, Georgia Balardin e Gabriela Luizelli balançando as redes. Aquele 8 a 0 também marcou a primeira vez do time feminino no Beira-Rio.
Na final, as Gurias Coloradas foram campeãs ao bater o Grêmio nos pênaltis, após empate em 3 a 3 no placar agregado.
Semifinais:
- ida: Black Show 0x2 Inter
- volta: Inter 8x0 Black Show
2018
Nova semifinal, adversário diferente e mesmo desfecho. Em 2018, as Gurias Coloradas duelaram com o Brasil de Farroupilha por uma vaga à final. E o roteiro se repetiu: duas vitórias e a classificação assegurada.
Na ida, nas Castanheiras, Shashá e Katrine construíram o 2 a 0. Depois, na volta, a goleada ficou por conta de Thessa, Daiane Moretti, Mylena Pedroso e, novamente, Katrine. Desta vez, as Gurias Coloradas atuaram no Estádio da PUCRS, em Porto Alegre.
Na final, o desfecho não foi positivo. Após dois empates, o Inter perdeu para o Grêmio nos pênaltis e ficou com o vice-campeonato.
Semifinais:
- ida: Brasil de Farroupilha 0x2 Inter
- volta: Inter 4x0 Brasil de Farroupilha
2019
Naquela temporada, a FGF definiu que os finalistas seriam definidos em partidas únicas. Atuando no Sesc Protásio Alves, as Gurias Coloradas venceram o Oriente por 7 a 0. Fabi Simões, Ju Ferreira (2x), Shashá, Isabela, Leidi e um gol contra construíram o placar.
Na decisão pelo título, que também foi em jogo único, o Inter venceu o Grêmio por 4 a 2 e ficou com a taça.
Semifinal:
- partida única: Inter 7x0 Oriente
2020 (sem semifinal)
Naquela temporada, não houve disputa de semifinais. Por conta da pandemia de covid-19, o Gauchão Feminino teve duas rodadas classificatórias e, depois, a final.
O Inter foi campeão com 100% de aproveitamento: venceu Brasil-Far e João Emílio na primeira fase, e o Grêmio na decisão.
2021
Naquele ano, as Gurias Coloradas reencontraram o Brasil-Far nas semifinais. E, mais uma vez, eliminaram o rubro-verde.
A ida foi nas Castanheiras, e teve goleada por 6 a 1. Fabi Simões, Djeni, Isabela, Priscila (2x) e Bruna Benites marcaram para o Inter. Mas, pela primeira vez, o Colorado foi vazado nas semis. Bianca Bender descontou para o Brasil-Far, com gol de falta.
Na volta, um sonoro 10 a 0, com Wendy (4x), Rafa Travalão (2x), Fabi Simões, Shashá, Jullia Alves e Isabela balançando as redes no Sesc, em Porto Alegre.
A final teve mais um título colorado. Em jogo único, o Inter venceu o Grêmio nos pênaltis para ficar com a taça.
Semifinais:
- ida: Brasil de Farroupilha 1x6 Inter
- volta: Inter 10x0 Brasil de Farroupilha
2022
Aquela temporada reservou um adversário inédito ao Inter. Pela primeira vez, as Gurias Coloradas tinham o Juventude pela frente.
Na ida, em Caxias do Sul, venceram por 2 a 0. Fabi Simões e Isabela marcaram os gols. Depois, em Porto Alegre, uma goleada colorada, com Fabi Simões, Ju Ferreira, Lelê e Djeni estufando as redes.
A final, no entanto, foi amarga. Por 5 a 2 no agregado, o Inter perdeu o título para o Grêmio.
Semifinais:
- ida: Juventude 0x2 Inter
- volta: Inter 4x0 Juventude
2023
Na última temporada, Inter e Juventude se reencontraram pelas semifinais. E, novamente, as Gurias Coloradas levaram a melhor.
A primeira vitória foi por 4 a 1, em Caxias do Sul. Soll (2x), Leticia Monteiro e Pati Llanos marcaram para o Inter. Enquanto Kety descontou para o Ju.
Na volta, em Porto Alegre, mais um jogo com muitos gols. Isa Haas, Leticia Monteiro, Priscila, Bruna Benites e Capelinha marcaram para o Inter. Enquanto Thalita e Katriny descontaram para o Alviverde.
Na final, as Gurias Coloradas reconquistaram o título pelo placar agregado de 3 a 1 sobre o Grêmio.
Semifinais:
- ida: Juventude 1x4 Inter
- volta: Inter 5x2 Juventude
Inter em semifinais do Gauchão Feminino
- 11 jogos
- 11 vitórias
- 0 empate
- 0 derrota
- 54 gols marcados
- 4 gols sofridos
- 100% de aproveitamento