A estreia do Grêmio no Estádio da Ulbra, em Canoas, teve um nome: Giovaninha. A atacante foi a responsável por conduzir a goleada por 6 a 0 sobre o Brasil de Farroupilha, neste domingo (13), pela segunda rodada. Com o resultado, o Tricolor chegou aos seis pontos e está na ponta da tabela. Além do hat-trick de Giovaninha, Luana Spindler, Pri Back e Maria Helena Hurtado também balançaram as redes.
Agora, tudo é Gre-Nal. O clássico será disputado no próximo domingo (20), com mando das Gurias Coloradas.
Goleada consolidada e tarde de artilheira no 1° tempo
No último teste antes do Gre-Nal, a delegação do Grêmio teve novidades para esta segunda rodada. A zagueira Brito e a lateral Natane, recuperadas de lesão, voltaram a titularidade. No banco, entre os reforços vindos do departamento médico, o destaque foi Lorena. A goleira voltou a ser relacionada depois de uma lesão muscular. No entanto, a técnica Thaissan Passos optou pela manutenção de Vivi.
A escalação teve Vivi; Dani Barão, Tayla, Brito e Natane; Pri Back, Rafa Levis e Giovaninha; Ludmila, Shashá e Luana Spindler.
Estreando no Estádio da Ulbra, que será o local dos jogos neste Gauchão, o Grêmio começou levando perigo logo nos momentos iniciais. Aos 2 minutos, Rafa Levis teve a oportunidade na bola parada. A cobrança de falta pelo lado esquerdo veio com efeito, mas a goleira Gabi conseguiu afastar.
A forte marcação do Brasil causava certa dificuldade para a equipe gremista se aproximar mais da grande área. Apostando na individualidade, Giovaninha recebeu pelo lado direito, invadiu a grande área e tentou o chute. A iniciativa foi boa, mas a conclusão saiu fraca.
Em uma nova oportunidade, Giovaninha foi precisa. Novamente pelo lado direito, na força e na velocidade, Dani Barão conseguiu um cruzamento na medida, e a jovem gremistas apareceu como centroavante para balançar as redes em um cabeceio certeiro. O primeiro gol gremista saiu aos 13 minutos.
A bola área foi decisiva para o segundo gol do Grêmio. Do lado esquerdo, Rafa Levis cruzou a bola para a grande área. Luana Spindler venceu a marcação e, de perna direita, conseguiu o toque para anotar o segundo gol do jogo, aos 19 minutos.
De olho no regulamento, que tem entre os critérios de desempate o número de gols sofridos, o Brasil resolveu se fechar ainda mais para evitar uma derrota maior. Na faixa dos 30 minutos, Larissa, camisa 10 da equipe da Serra, deixou o campo para o ingresso de Andressa.
A mudança não foi capaz de surtir efeito imediato. Na repetição da jogada do primeiro gol, Dani Barão teve vantagem pelo lado direito sobre Tawany e fez o cruzamento. Na dobradinha, Giovaninha aproveitou o cruzamento e chutando de primeira. A goleada do Grêmio estava construída aos 34 minutos da primeira etapa.
A tarde de calor em Canoas consolidava o domingo de artilheira para Giovaninha. Aos 40 minutos, após cobrança de escanteio, a defesa não afastou. A bola seguiu na grande área e a atacante gremista soube aproveitar. Chute forte, no alto da goleira Gabi, e o quarto gol do Grêmio, sendo o terceiro de Giovaninha.
Grêmio muda peças, mas mantém superioridade na etapa final
As Gurias Gremistas voltaram para a segunda fase com mudanças. Cássia, Dayana Rodríguez e Mónica Ramos ingressaram nas vagas de Ludmila, Luana Spindler e Tayla.
A partir das alterações, o time gremista passou a valorizar mais a posse de bola. Alguns erros na troca da passes impediam uma chegada mais forte ao ataque. Apesar disso, o Brasil sequer conseguia criar uma chance de gol.
Na faixa dos 22 minutos, Thaissan, comandante gremista, mudou a equipe pela última vez: Vick e Maria Hurtado entraram nas vagas de Rafa Levis e Giovaninha.
Após as alterações, o Grêmio ampliou. Pelo lado direito, que foi o diferencial nas jogadas, Dani Barão teve superioridade contra a marcação e cruzou. Pri Back só teve o trabalho de pular e testar de cabeça para o gol, aos 23 minutos.
Para fechar o placar, o Tricolor se aproveitou novamente de uma jogada de bola parada. Aos 39 minutos, Dayana Rodríguez conseguiu o desvio para a pequena área após o escanteio. A goleira do Brasil se complicou na defesa, Vick pressionou e Maria Helena Hurtado foi a última a tocar para o gol. Foi o primeiro gol da colombiana com a camisa do Grêmio.
Com a goleada, o Grêmio chegou ao 100% de aproveitamento e assumiu a liderança isolada, já que houve empate em 0 a 0 no duelo direto entre Juventude e Inter.