O Brasil encerrou invicto a primeira data Fifa após os Jogos Olímpicos. Nos dois amistosos contra a Colômbia, somou um empate (1 a 1) e uma vitória (3 a 1). Os duelos foram realizados em Cariacica, no Espírito Santo, e possibilitaram que Arthur Elias observasse 25 das 26 convocadas.
— Só a Tainá (goleira do América-MG) que não pôde entrar. Pude observar 18 jogadoras com a oportunidade de serem titulares. É algo muito difícil de ser feito se você não tem uma clareza no trabalho, se elas não acreditam, se elas não entendem muito bem a proposta que a gente coloca. Só tenho a entender que essa convocação confirma aquilo que penso do futebol feminino do Brasil. A gente tem um leque muito grande de jogadoras que podem estar na Copa e vão trabalhar muito para isso — afirmou o treinador, em entrevista coletiva.
Entre as 25 observadas, está a zagueira Isa Haas, do Inter, que foi titular nos dois jogos. Com 23 anos, a defensora marcou o primeiro gol do Brasil no amistoso da última terça-feira (29).
— A Isa jogou com uma zaga (Tarciane e Lauren) que já vem há mais tempo na Seleção, apesar de serem muito jovens. E isso ajudou ela a fazer um primeiro grande jogo. Hoje (segundo amistoso), troquei, e a Calhau (no lugar da Lauren) também foi muito bem. Então, com a ajuda das companheiras nos seus setores, o time como um todo potencializou essa qualidade que elas têm e certamente ganharam muitos pontos para estarem de volta nas próximas convocações — avaliou.
O Brasil ainda terá uma última data Fifa neste ano. Os próximos amistosos estão previstos para ocorrer de 25 de novembro a 3 de dezembro.
— Acho que a cada passo vai reforçando essa confiança que eu tenho nelas, que elas têm em mim e no trabalho da comissão em geral. Então, o Brasil está no caminho certo para ser ainda mais forte na próxima competição oficial, que vai ser a Copa América — reafirmou.
A Copa América ocorrerá de 12 de julho e 2 de agosto de 2025, no Equador. Depois, a Seleção voltará suas atenções à Copa do Mundo de 2027, que será realizada no Brasil.