A Copa do Mundo Feminina se encaminha para o final. Com o início das quartas de final, Espanha e Suécia garantiram as primeiras classificações à próxima fase. Enquanto Austrália, França, Inglaterra e Colômbia lutam pelas duas últimas vagas.
GZH traz os principais destaques do primeiro dia de quartas de final. Confira abaixo.
Decisiva aos 19 anos
Foi do banco de reservas que saiu o gol de classificação da Espanha diante da Holanda. A jovem Salma Paralluelo, de 19 anos, marcou aos cinco minutos do segundo tempo da prorrogação, garantiu o 2 a 1 e a vaga inédita às semifinais.
O curioso é que a jogadora do Barcelona destacou-se primeiro no atletismo. Paralluelo faturou dois ouros no Festival Olímpico da Juventude Europeia, disputado em 2019, no Azerbaijão, e alcançou o topo europeu nos 400m com barreiras (57s95) e no revezamento medley (2min08s53) — tempo até hoje registrado como o recorde espanhol.
No ano passado, no entanto, despediu-se do atletismo para focar apenas no futebol. O primeiro título mundial veio na sequência, na Copa do Mundo sub-20, quando marcou dois gols na final sobre o Japão, vencida por 3 a 1. Agora, o sonho é de repetir o feito na seleção principal.
Campeã inédita
Apenas quatro seleções já conquistaram a Copa do Mundo Feminina: Estados Unidos (1991, 1999, 2015 e 2019), Noruega (1995), Alemanha (2003 e 2007) e Japão (2011). Todas já foram eliminadas desta edição. As alemãs fizeram a campanha mais decepcionante e nem conquistaram a classificação à segunda fase. Com apenas quatro pontos em nove, terminaram na terceira colocação do Grupo H — que também tinha Colômbia, Marrocos e Coreia do Sul.
Enquanto, Estados Unidos e Noruega pararam ainda no primeiro mata-mata. As norte-americanas foram eliminadas pela Suécia, nos pênaltis. Já as norueguesas perderam para o Japão, por 3 a 1.
Por fim, as japonesas foram eliminadas nas quartas, após um tropeço por 2 a 1 para a Suécia. Com isso, o Mundial de 2023 terá um campeão inédito. Além das suecas, seguem na disputa: Espanha, Austrália, França, Inglaterra e Colômbia.
Durante a Copa do Mundo Feminina, GZH tem edições especiais do "Expresso da Copa" para repercutir a competição que ocorre na Austrália e na Nova Zelândia. O programa é realizado de segunda a sexta-feira, das 11h às 11h30min, no Youtube de GZH e no Gaúcha 2.