O grande mistério da Seleção Brasileira para o jogo decisivo contra a Jamaica é a presença de Marta. Pela tensão envolvida na partida, que definirá o futuro do Brasil na Copa do Mundo Feminina, a técnica Pia Sundhage cogita recorrer à experiência da Rainha do Futebol no time titular pela primeira vez neste Mundial. A escalação foi definida com portões fechados no treino oficial desta terça (1º), no Lakeside Stadium, zona sul de Melbourne.
Um indício de que a camisa 10 deve iniciar o jogo foi a sua presença na entrevista coletiva oficial pré-jogo, um pouco antes do treino. Embora isso não seja necessariamente uma regra, normalmente a atleta escolhida para falar com a imprensa na véspera inicia a partida.
Além disso, pesa em favor da utilização da atacante de 37 anos a alta tensão envolvida. Afinal, qualquer resultado que não seja a vitória acarretará a eliminação precoce da Seleção em plena fase de grupos do Mundial. Por isso, a experiência de Marta é considerada um trunfo para deixar o time mais tranquilo em campo caso o gol demore a sair.
— Eu estou 100% preparada para jogar, só não sei quantos minutos. Ai é com a Pia. Se tiver que jogar o tempo inteiro, vou jogar. Estou pronta e preparada — disse a camisa 10.
Apesar de enaltecer a experiência de Marta, Pia decidiu fazer mistério sobre a sua utilização no time.
— A Marta e toda a sua experiência são muito importantes para a Seleção, mas amanhã a gente vai ver quem começa o jogo. A partida vai ser muito importante, pois é agora ou nunca. Mas temos uma grande chance de apresentar um bom futebol para ganhar e avançar às oitavas de final — limitou-se a dizer Pia.
O primeiro e único treino do Brasil em Melbourne ocorreu no início da noite desta terça, no Lakeside Stadium, complexo Esportivo situado às margens do Albert Park, onde ocorre anualmente o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1.
Contudo, apenas os primeiros 15 minutos foram abertos para a imprensa. Foi possível observar as atletas ingressando nos vestiários ao som de "Só os loucos sabem", da banda de rock Charlie Brown Jr, tocada na caixa de som de uma das jogadoras. Na sequência, aos olhos dos jornalistas, ocorreu apenas o aquecimento, sem pistas de escalação. O time foi definido só depois dos repórteres serem convidados a se retirar.
No início da preparação para a Copa, ainda em Gold Coast, Pia Sundhage testou um ataque ofensivo, com Marta, Geyse e Debinha juntas. Está é considerada uma hipótese provável para o jogo, com Adriana deixando a equipe.
O provável time do Brasil tem: Lelê; Antônia, Rafaelle, Lauren e Tamires; Luana, Ary Borges e Kerolin; Marta (Adriana), Geyse e Debinha, O jogo contra a Jamaica na quarta (2) será às 7h (horáro de Brasília). A Seleção precisa vencer para avançar às oitavas de final.
Durante a Copa do Mundo Feminina, GZH tem edições especiais do "Expresso da Copa" para repercutir a competição que ocorre na Austrália e na Nova Zelândia. O programa é realizado de segunda a sexta-feira, das 11h às 11h30min, no Youtube de GZH e no Gaúcha 2.