As Gurias Gremistas decidem a vida no Brasileirão Feminino sub-20 nesta quarta-feira (7), a partir das 15h. No Estádio Gabriel Marques Silva, em Santana de Parnaíba, enfrentarão o São Paulo buscando a vitória para avançar às semifinais da competição nacional.
O Tricolor se classificou na vice-liderança do Grupo A, com 12 pontos conquistados. Ao longo da fase inicial foram três vitórias, três empates e quatro derrotas. Além de 14 gols marcados e 12 sofridos.
— Fizemos um bom início de competição. Tivemos alguns reveses, o que é normal. Buscamos ajustar os erros e seguir trabalhando nos acertos, sempre querendo a classificação. Ela veio. O grupo está bem fechado e isso foi importante para terminarmos a primeira fase na zona de classificação — avalia a atacante Pyetra.
Desde 2020, Pyetra tem a oportunidade de defender o time do coração. Com 18 anos, ela é a vice-artilheira do Tricolor na competição. Até então, foi titular em oito partidas, com dois gols marcados.
— Venho aprendendo bastante e evoluindo cada dia mais. Está sendo uma experiência incrível poder fazer o que eu gosto no meu time do coração — complementa:
— Eu vinha trabalhando há tempo para ter essa oportunidade, cada dia trabalho mais e mais. Disputar essa competição é mais uma de minhas realizações. Estou pegando bastante experiência e a equipe vem me ajudando também para meu crescimento individual.
Na fase inicial do Brasileirão sub-20, o Grêmio foi o único a vencer o São Paulo. Na sexta rodada, triunfo por 2 a 1 no Vieirão, com gols de Dudinha e Isa Oliveira. A expectativa, agora, é repetir o desempenho daquele 4 de maio e voltar a derrotar as paulistas.
— Fizemos um jogo bem confiante contra elas. É manter o que foi feito e ajustar alguns erros que cometemos durante a partida — acrescenta:
— A equipe do São Paulo já vem trabalhando junta há muito tempo. Nosso time contou com reforços importantes este ano, que agregaram muito. Será uma partida bem disputada, duas equipes gigantes que vieram para buscar o título. Será um jogo em que o detalhe fará a diferença. Estamos indo com a cabeça boa e com o pensamento bem positivo sobre o trabalho que fizemos nos últimos meses.
A melhor campanha do Grêmio, até então, é o quarto lugar do Brasileirão Feminino sub-20, conquistado na última temporada. O sonho, em 2023, é ultrapassar esse resultado e buscar um título inédito para o departamento.
— Seria a realização de um dos meus sonhos. Ser campeã, com o time do coração, seria incrível para mim. Ficaria marcado na história do futebol feminino do clube.
Se passar pelo São Paulo, o Grêmio duelará com Botafogo ou Fortaleza nas semifinais.