A classificação está bem encaminhada. Estreando no Brasileirão Feminino A-3, o Juventude não tomou conhecimento do Criciúma, aplicou 6 a 1 na equipe catarinense e pode até perder por quatro gols de diferença na partida de volta, marcada para o próximo domingo (30), no Estádio Heriberto Hülse, que estará classificado à segunda fase. Na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, Greyce, duas vezes, Bella, Bruna Lisandra, Thalita e Vanice marcaram os gols.
O Ju abriu o placar na primeira jogada ofensiva que criou. Aos dois minutos, o Alviverde partiu em contra-ataque rápido pela direita com Kelly. A atacante cruzou para a área, a bola encontrou Greyce que, como uma centroavante, empurrou para as redes. O segundo também saiu dos pés da camisa 7. Cinco minutos depois, a velocidade de Thalita foi um diferencial na hora de ampliar o placar. A estreante venceu a defesa catarinense e deu o passe para que Greyce ampliasse.
A partir dos minutos seguintes, o trabalho foi só para transformar a vitória em goleada. Com amplo domínio em campo, o Ju fez o terceiro aos 15. Thalita viu Bella sozinha na esquerda e cruzou rasteiro, a lateral estreante avançou em direção ao gol e, vendo a goleira adiantada, arriscou a finalização. Na caixa. 3 a 0.
Mesmo com a boa vantagem, as gurias do Ju queriam fazer saldo de gols e pressionavam a defesa das Meninas Carvoeiras. Até que, aos 21, além do placar a favor, as gaúchas também tiveram a superioridade númerica. A meia Ellen cometeu fala em Katy, na zona defensiva, a jogadora do Criciúma já tinha cartão amarelo, recebeu o segundo e foi para a rua.
Um minuto antes, porém, as Esmeraldas perderam sua artilheira. Greyce sentiu a coxa e teve de ser substituída. Foi ai que a jovem Aninha, que chegou a enfrentar o Ju na Série A-3 de 2022, ganhou uma oportunidade entre as titulares.
Nos últimos minutos do primeiro tempo, vieram mais dois gols. Aos 31, Thalita avançou em velocidade e venceu as zagueiras do Criciúma. Cara a cara com a goleira Medina, só teve o trabalho de deslocá-la para deixar o seu. Quando ainda comemorava o quarto, o Ju fez mais um, na qualidade de Bruna Lisandra. A meia cobrou falta na entrada da grande área direto para o gol. A goleira do Criciúma nada pode fazer para que impedir que a bola fosse para o fundo das redes.
Com a vantagem consolidada, o técnico Luciano Brandalise aproveitou os últimos 45 minutos para dar oportunidade às guria da base. Michele e Vanice, além da recém contratada Bruninha, foram para o jogo. E foi, justamente, do banco de reservas que veio o sexto gol. Aos nove, Bruna Lisandra cobrou falta no corredor direito, Kelly escorou de cabeça para que Vanice fizesse o seu primeiro com a camisa do Ju.
Após marcar o sexto, o Juventude diminuiu o ritmo. A alta intensidade do primeiro tempo foi caindo, mas o time seguia com o controle do jogo, mas com chegadas menos precisas ao gol catarinense.
Aos 30, ainda deu tempo de Gabi Bortolon ganhar uma chance no lugar de Bella. De seus pés, quase saiu a jogada do sétimo gol. A meia cobrou falta na intermédiaria e mandou com perfeição para à área. Quando a goleira já estava vencida no lance, Kelly conseguiu empurrar para as redes. Mas nada mais valia. A arbitragem já marcava impedimento da atacante alviverde.
O Criciúma ainda conseguiu descontar antes do apagar das luzes. Aos 45 minutos, Maria Eduarda aproveitou o rebote da goleira Renata e, sozinha de frente para o gol, só deu um toque para o fundo das redes.
As equipes se reencontram no próximo domingo (30), às 15h, no Estádio Heriberto Hulse. A partida, que parece meramente protocolar, definirá o classificado às oitavas de final. Quem vencer duelará com Toledo-PR ou Operário-MS na fase subsequente. Apenas os quatro que chegarem às semifinais garantirão o acesso à Série A-2.
Ficha técnica
Brasileirão Feminino A-3 — 23/04/2023
Juventude 6x1 Criciúma
JUVENTUDE
Renata May; Grazi, Alessandra, Beta (Michele, INT) e Bella (Gabi Bortolon, 30'/2º); Alice, Bruna Lisandra e Katy (Bruninha, INT); Greyce (Aninha, 18'/1º), Thalita (Vanice, 7'/2º) e Kelly. Técnico: Luciano Brandalise.
CRICIÚMA
Eduarda Medina; Emily (Samanta, 11'/2º), Carol Fernandes (Leticia, 11'/2º), Aline e Ana Clara; Maria Eduarda, Carol Matos e Ellen; Manuela (Andressa, 11'/2º), Ana Paula (Maria Eduarda, 11'/2º) e Bruna (Raissa, 16'/1º). Técnica: Bina Cassol.
Gols: Greyce, aos 2 e aos 7, Bella, aos 15, Thalita, aos 31, Bruna Lisandra, aos 34 minutos do primeiro tempo; Vanice, aos 9 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Ellen, Ana Clara, Maria Eduarda e Aline (C), Katy (J)
Cartões vermelhos: Ellen (C)
Arbitragem: Francisco Soares Dias, auxiliado por Ariela Duarte da Silva e Claiton Timm. O trio é gaúcho.
Local: Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
Próximo jogo
Criciúma x Juventude
30/04 - 15h
Heriberto Hulse