A Era Fernando Diniz na Seleção Brasileira começou, oficialmente, nesta sexta-feira (18). O treinador interino anunciou sua primeira convocação na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. Ele chamou 23 jogadores para duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
— Sempre complexo. Muitos jogadores poderiam ser convocados. Levamos em conta o critério técnico. Assistimos a muitos jogos, por vídeo, no estádio. A lista foi se modificando, mas tem uma coerência, projeção para a próxima Copa do Mundo — disse Diniz antes de anunciar os primeiros nomes.
As novidades ficaram por conta do goleiro Bento, do Athletico-PR, chamado pela primeira vez depois das boas atuações no começo da temporada, e também do lateral-esquerdo Caio Henrique, ex-jogador do Grêmio, que atualmente atua no Monaco, que disputa o Campeonato Francês. O atleta vinha sofrendo com o assédio da seleção da Espanha, em virtude de ter dupla cidadania.
Outro ex-gremista presente na lista é o companheiro de Caio no Monaco. Vanderson, que já havia sido chamado por Ramon Menezes, ganha mais uma oportunidade na Seleção. Quatro jogadores já haviam defendido a Seleção e ainda não haviam sido chamados na temporada, casos de Gabriel Magalhães, Gabriel Martinelli, Matheus Cunha e Neymar, recuperado de lesão.
A maior ausência da lista foi Lucas Paquetá. Ele está sendo investigado pela federação inglesa de futebol (FA) por possíveis violações de apostas esportivas. A federação inglesa apurou que familiares de Paquetá teriam apostado em uma partida em que o meio-campista entrou em campo.
O Brasil enfrenta a Bolívia, no dia 8 de setembro, no Mangueirão, em Belém, na partida que marca a estreia de Fernando Diniz pela Seleção. Na segunda rodada, a equipe brasileira joga contra o Peru, em 12 de setembro, em Lima.
Confira a lista de convocados do Diniz:
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico-PR) e Ederson (Manchester City).
- Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Caio Henrique (Monaco) e Renan Lodi (Olympique de Marselha).
- Zagueiros: Gabriel Magalhães (Arsenal), Ibañez (Al-Ahli), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense).
- Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle), e Raphael Veiga (Palmeiras).
- Atacantes: Antony (Manchester United), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Neymar (Al-Hilal), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vinícius Junior (Real Madrid).