Depois de ser eliminada nas oitavas de final da Copa do Mundo nos pênaltis para Marrocos, a Espanha anunciou, nesta quinta-feira (8), a demissão do técnico Luis Enrique do comando da seleção. O comunicado, publicado no site da Federação Espanhola, afirma que um novo projeto deve ser iniciado na "Fúria".
A entidade já anunciou que Luis de la Fuente será o próximo treinador da equipe. Ele vinha dirigindo a seleção espanhola sub-21. Ele fará a estreia nas eliminatórias para a Eurocopa de 2024, nas partidas contra Noruega e Escócia.
O agora ex-treinador da seleção espanhola iniciou um trabalho com jogadores jovens, já pensando na Eurocopa de 2024 e na Copa do Mundo de 2026, mas a eliminação precoce acabou por encerrar o trabalho de Luis Enrique antes do planejado.
O técnico havia assumido a equipe em 2018, substituindo Julen Lopetegui e Fernando Hierro. À frente da Espanha, Luis Enrique conseguiu a classificação para o quadrangular final da Nations League nas três vezes que disputou e alcançou as semifinais da Eurocopa de 2020.
Como técnico, Luis Enrique conquistou dois Campeonatos Espanhóis, três Copas do Rei, uma Supercopa da Espanha, uma Liga dos Campeões, uma Supercopa da Uefa e um Mundial de Clubes.