Esta segunda-feira (5) de Copa do Mundo marcou a classificação da Seleção Brasileira para as quartas de final da competição. Além do êxito, Neymar, que voltou a atuar no Mundial, conquistou uma marca que apenas Pelé e Ronaldo haviam conseguido entre atletas brasileiros: fazer gols em três Copas diferentes.
Outro destaque do dia foi a disputa de pênaltis entre Japão e Croácia, que empataram no tempo normal em 1 a 1. Na prorrogação, a igualdade persistiu. O goleiro Dominik Livaković, de 27 anos, defendeu três cobranças e foi a grande figura da classificação croata para enfrentar o Brasil na próxima fase.
Brasil classificado
A Seleção Brasileira avançou às quartas de final da Copa do Mundo após vencer a Coreia do Sul, nesta segunda-feira (5). Com gols de Vinicius Junior, Neymar, Richarlison e Lucas Paquetá ainda na primeira etapa, o Brasil confirmou cedo a vitória e agora se prepara para jogar contra os atuais vice-campeões do mundo, a Croácia, que bateu o Japão nos pênaltis.
Em 2018, a Seleção também chegou entre os oito melhores da competição e acabou eliminada pela Bélgica. O objetivo da equipe de Tite e cia é espantar o fantasma das quartas de final e avançar para a semi, assim como em 2014.
Goleiro da Croácia pega três pênaltis
Dominik Livaković, que foi reserva na Copa da Rússia, conquistou a titularidade nesta edição do Catar e mostrou um dos motivos para ser o herdeiro do gol de Danijel Subašić. Após o empate no tempo normal contra os japoneses, o goleiro do Dínamo Zagreb se consagrou ao pegar a primeira, a segunda e a quarta batida adversária nas penalidades máximas.
No último Mundial, Subasic também fez história ao defender três cobranças contra a Dinamarca, nas oitavas de final.
Neymar iguala marca de Pelé e Ronaldo
O camisa 10 da Seleção Brasileira retornou a campo após ficar duas partidas se recuperando de uma lesão no tornozelo. Em sua volta, o atleta marcou o segundo gol do jogo e igualou uma marca que somente Pelé e Ronaldo conquistaram: únicos brasileiros a marcar gols em três Copas diferentes.
Na Rússia, Neymar fez contra a Costa Rica, na fase de grupos, e também diante do México, nas oitavas de final. Antes, em sua estreia do Mundial, o jogador do PSG fez dois gols na contra a Croácia e voltou a balançar as redes duas vezes diante de Camarões, ambas partidas na fase de grupos.
- Pelé - 1958, 1962, 1966 e 1970
- Ronaldo - 1998, 2002 e 2006
- Neymar - 2014, 2018 e 2022