A seleção argentina sofreu, mas garantiu a vitória sobre a Holanda na disputa por pênaltis pelas quartas de final da Copa do Mundo 2022. Depois de abrir 2 a 0 e deixar o adversário empatar no tempo normal, a grande esperança ficou no goleiro Emiliano Martínez.
Nas cobranças, o goleiro de 30 anos pegou as duas primeiras batidas, chutadas por Van Dijk e Berghuis. Depois, seus companheiros souberam ter calma e confirmaram a classificação da Argentina para a semifinal da maior competição de nações do planeta.
Em entrevista, Martínez disse ter ficado muito feliz por incorporar Goycochea, pegador de pênaltis dos "hermanos" nos anos 1990. No pós-jogo, ele dedicou a vitória ao seu povo e falou o motivo de sua equipe ter saído vitoriosa.
— Jogamos por 45 milhões (população argentina). Nosso país passa por problemas econômicos, é bom poder dar alegria para o povo. Temos jogo, temos paixão, temos coração — disse o herói do jogo.
Em seguida, o goleiro disse que só vai pensar na próxima partida, contra os croatas, depois que os ânimos se acalmarem:
— Acabamos de enfrentar uma seleção difícil hoje e vamos comemorar. Amanhã, analisaremos a Croácia.
As duas seleções vencedoras nos confrontos desta sexta-feira (9) se enfrentam na terça-feira (13), às 16h, no Lusail Stadium. A outra semifinal sairá dos ganhadores de Marrocos x Portugal e França x Inglaterra.