Uma das principais rivais do Brasil na briga pelo título da Copa do Mundo, a Argentina perdeu um dos seus titulares para o Mundial do Catar. Nesta terça-feira (8), o meia Lo Celso, do Villarreal, teve a confirmação de que precisará passar por uma cirurgia na perna direita e ficará fora da lista final do técnico Lionel Scaloni.
Lo Celso sofreu uma lesão no músculo bíceps femoral da perna direita na derrota do Villarreal para o Athletic Bilbao, pelo Campeonato Espanhol, em 30 de outubro. Os primeiros exames realizados já demonstraram que se tratava de uma lesão grave. Mesmo assim, o jogador optou por consultar especialistas fora do clube em busca de um tratamento alternativo, mas teve a confirmação de que necessitará passar por um procedimento cirúrgico, que lhe deixa sem condições de disputar a primeira fase do Mundial. Diante desse cenário, a comissão técnica argentina decidiu deixá-lo fora da lista de 26 atletas que será entregue para a Fifa.
Na última semana, o técnico Lionel Scaloni já havia indicado que só levaria Lo Celso ao Catar caso ele estivesse completamente recuperado da lesão.
— O primeiro que disse a ele, e digo para todos, é que a saúde do jogador é o mais importante. Não vamos assumir nenhum risco anormal. Sempre que for correr um risco desnecessário, sobretudo na saúde dos jogadores, não vou fazer. Em primeiro lugar está a equipe, disso não tenho dúvida, depois pensamos no individual. São garotos que estão conosco desde o primeiro dia, sentimos, mas no momento de tomar a decisão será pensando no bem da equipe — declarou em entrevista ao canal Espn, da Argentina.
Lo Celso foi titular da Argentina ao longo das campanhas das Eliminatórias e no título da Copa América de 2021, disputada no Brasil. O meio-campista esteve em 35 dos 49 jogos da seleção argentina na era Lionel Scaloni, iniciada após a Copa do Mundo da Rússia.
Scaloni e sua comissão técnica viajaram para o Catar no começo desta semana. O goleiro Franco Armani, do River Plate, único jogador que atua no futebol argentino que integrará a lista final de convocados, viajou junto com o staff da seleção para o país do Mundial.
Também por lesão, a Argentina ainda tem em dúvida a presença do atacante Dybala, da Roma, na Copa do Mundo. A Associação do Futebol Argentino (AFA) irá anunciar de forma oficial nos próximos dias os nomes dos 26 jogadores convocados. O zagueiro Walter Kannemann, do Grêmio, integrou a pré-lista de 44 atletas de Scaloni, mas a imprensa argentina informa que ele ficou fora da nova redução da nominata para 28 jogadores.