O horário de almoço foi de animação e expectativa para quem decidiu conferir a vitória do Brasil sobre a Suíça, na tarde desta segunda (28), na Fan Fest localizada no trecho 1 da orla do Guaíba, ao lado da Usina do Gasômetro. Sucesso no primeiro jogo, contra a Sérvia, o Arena do Torcedor registrou fila para acesso ao telão posicionado para transmissão minutos antes do começo da partida.
Ainda com o jogo em andamento, o teto de 8 mil pessoas foi atingido e os portões foram fechados. Vários torcedores ficaram no entorno buscando espiar o telão. Ao final da partida, nova fila se formou com público que chegava para assistir ao show, que se inicia às 16h.
A área da pista é gratuita e os ingressos devem ser retirados na plataforma Sympla, enquanto os preços dos camarotes variam de R$ 40 a 400.
Brenda Nunes Menezes da Silva, 16 anos, aproveitou que a escola fica perto da Orla e resolveu vir com as amigas depois da aula para assistir à partida pela primeira vez no evento.
Faltando pouco menos de uma hora para o jogo, a estudante de cabelo verde recebia uma pintura no rosto feita pela amiga Gabriele Batista Barbosa com tinta amarela.
— Qualquer um fazendo gol já está ótimo! — brinca Brenda.
Com camisas da Seleção e roupas nas cores da bandeira brasileira, o público, de idades variadas, se acomodava durante a execução do hino nacional para garantir uma visão privilegiada do telão.
O técnico Paulo Garça trouxe a cadela Linda uniformizada para torcer para a Seleção. Com roupinha amarela e nome atrás, a Boxer de quatro anos acompanhava a movimentação e o telão com tranquilidade sentada em uma cadeira de praia.
— Ela veio para dar sorte! — disse Paulo, confiante.
Assim como na vitória do Brasil sobre a Sérvia, por 2 a 0, que teve show do cantor Vitor Kley na sequência, os espectadores também podem esperar por música no final. A atração do segundo jogo da Seleção será o funkeiro FP do Trem Bala.
O DJ e produtor é considerado um dos grandes nomes da nova geração do funk e tem como principais hits "Ai Calica", "Balança" e "Vamos pra Gaiola", parceria com Kevin O Chris. Os sucessos somam mais de 189 milhões de streams no Spotify.
Já na próxima sexta (2), data em que a Seleção enfrenta Camarões, pela terceira rodada da Copa, o evento receberá o Rolê Rap In Cena, com apresentações da Hyperanhas, Da Guedes, Viralataz e DJ Saulit. Os portões serão abertos às 14h.
Praça Montevidéu também reuniu torcedores
Até as unhas da monitora Georgia Saraiva estavam pintadas de azul em homenagem à Seleção Brasileira. Ela e a amiga Michele Alves, supervisora de seguros, aproveitaram que a empresa em que trabalham liberou os funcionários para acompanhar o jogo. Elas optaram por ver na Praça Montevidéu, no centro histórico de Porto Alegre, em um dos quatro telões instalados pela prefeitura de Porto Alegre.
— Pensamos em assistir aqui porque tem um clima diferente, mais agitação — afirma Michele, ao complementar que após a partida elas retornariam ao trabalho.
A animação foi tanta que nem a pancada de chuva fina que caiu no final do primeiro tempo deixou as amigas menos confiantes:
— Com certeza o Hexa vem! — celebrou Georgia.
Além do Centro Histórico, outros três locais estavam com telões colocados pela prefeitura durante a partida nesta segunda-feira (28): a Praça México, no bairro Jardim Dona Leopoldina, a Praça Darcy Azambuja, no Partenon, e a Esplanada da Restinga, no Extremo-Sul. A prefeitura obteve autorização para exibir as partidas em telões junto a Fifa e a iniciativa vale apenas para os jogos do Brasil.
Serão exibidos os três jogos da primeira fase. Caso a seleção avance na disputa, as partidas seguintes também poderão ser acompanhadas nos mesmos locais.