A bola aérea será uma das armas da Sérvia contra o Brasil, nesta quinta-feira (24), em Lusail. Com um time mais alto do que o brasileiro, o técnico Dragan Stojkovic promete alçar muitas bolas na área brasileira, seja através de lançamentos a partir da defesa, seja por meio de cruzamentos da linha de fundo. O principal trunfo da equipe é a dupla de ataque, formada por Dusan Vlahovic, de 1,90m, e Aleksandr Mitrovic, de 1,89m, conhecido como "Mitrogol".
— Este apelido lhe foi dado pela torcida do Fulham-ING e nós adotamos. Apostamos muito no Mitrogol — conta a GZH o jornalista sérvio Vujadin Tomkovic, do site MozxartSports.
No futebol inglês, o centroavante sérvio faz jus ao apelido. Em 12 jogos na Premier League, o atleta marcou nove gols, sendo que dois deles foram no empate por 2 a 2 com o Liverpool, do goleiro brasileiro Alisson. Já na Liga das Nações, o artilheiro marcou seis gols em seis jogos pela seleção sérvia. Também merece destaque o atacante Dusan Vlahovic, da Juventus, que marcou seis gols em 10 jogos no Campeonato Italiano.
— A Sérvia gosta muito de usar a bola longa buscando o Vlahovic e, principalmente, o Mitrogol — completa Vlahovic.
Chama atenção a alta estatura não só do ataque, mas de toda a seleção. Do meio para frente, quase todos os jogadores medem em torno de 1,90m. Os "grandalhões" do setor ofensivo são os meio-campistas Gudelj (1,87m), Milinkovic-Savic (1,92m) e os atacantes Vlahovic (1,90m) e Mitrovic (1,89m). A "exceção" é o meia-atacante Dusan Tadic, que, ainda assim, está longe de ser baixo (1,81m).
A Sérvia joga no esquema 3-5-2. O principal desfalque deve ser o ala-esquerdo Kostic, que está lesionado, e provavelmente dará lugar a Mdalenovic. No ataque, além de Vlahovic e Mitrovic, por vezes, o setor tem o reforço de Dusan Tadic, que costuma alternar entre a armação das jogadas no meio-campo e as duas pontas, o que acaba variando o esquema para o 3-4-3. O certo é que a postura contra o Brasil, independentemente de qualquer coisa, será ofensiva.
— O Brasil é um excelente time, um dos melhores do mundo e tem uma geração de ouro. Porém, temos que nos concentrar no nosso próprio estilo de futebol e jogar de forma corajosa. Se ninguém receber nenhum cartão vermelho, serão 11 contra 11. Logo, não temos medo de ninguém — declarou o técnico Dragan Stojkovic.
O provável time sérvio tem: Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Zivkovic, Gudelj, Sergej Milinkovic-Savic, Tadic e Mladenovic; Vlahovic e Mitrovic.
Brasil e Sérvia enfrentam-se nesta quinta (24), as 16h (horário de Brasília), no Lusail Iconic Stadium, em Lusail.