O No Mundo da Copa deste sábado (17) recebeu Fábio Mahseredjian, preparador físico da Seleção Brasileira. Eduardo Gabardo e Leonardo Oliveira abordaram com o membro da comissão técnica de Tite o período do ano diferente em que a Copa do Mundo ocorrerá esse ano, as preocupações com os atletas, o clima no Catar e a situação de Daniel Alves, que não foi convocado para a próxima Data Fifa.
— Uma Copa diferente, que será de meados de novembro a meados de dezembro. Teremos de nove a dez dias de preparação e não há possibilidade de melhora de performance nesse período. Há um foco no aspecto técnico-tático e de recuperação desses atletas. É uma Copa que irá se transcorrer em 28 dias, diferente das outras, que eram em 33. O intervalo entre jogos será menor. O foco, durante a competição, será a recuperação jogo após jogo desses atletas — destacou Mahseredjian.
Em 21 edições, a Copa sempre ocorreu na metade do ano. Por conta das altas temperaturas do Catar neste período, o mundial será realizado entre novembro e dezembro, quando o clima é mais ameno. A temporada europeia vai estar no meio, com os atletas em ritmo de jogo.
— No quesito performance, eles vão estar em um nível muito bom. Eu não tenho preocupação quanto a isso. A preocupação que eu tenho é que o calendário ficará, ou até já está, congestionado. Os times grandes da Europa começaram a jogar três vezes por semana. Eles vão chegar na Copa com uma grande carga de jogos — ponderou o preparador físico da Seleção.