O técnico Tite anunciou nesta sexta-feira (9) a última lista antes da convocação final para a Copa do Mundo do Catar, que ocorre entre novembro e dezembro. Para os amistosos contra Gana e Tunísia, o treinador chamou 26 jogadores, com algumas novidades que ainda brigam por uma vaga na competição no Oriente Médio.
As surpresas ficaram por conta das convocações de Pedro, do Flamengo, constantemente elogiado por Tite em entrevistas recentes, do zagueiro Bremer, da Juventus, que vinha sendo sondado para representar a Itália, e o gaúcho Ibañez, defensor da Roma. A lista também marcou o retorno de Roberto Firmino à Seleção.
Por outro lado, não foram chamados o lateral-direito Daniel Alves, que está atuando no México, Gabriel Jesus, do Arsenal, que vem de boas atuações na Premier League, e de Philippe Coutinho, reserva atualmente no Aston Villa.
No dia 23, o jogo será em Le Havre, no Stade Océane, contra os ganeses. Quatro dias depois, em Paris, será o Parque dos Príncipes o palco do confronto contra os tunisianos. Ambos os jogos serão às 15h30min (horário de Brasília).
Pensando na Copa, Tite precisa entregar 55 nomes para a Fifa até 21 de outubro — e a convocação final com os 26 jogadores deve ser em 14 de novembro. Em entrevistas recentes, a comissão afirmou que tem 45 jogadores na chamada lista larga de observações.
Os dois adversários da Seleção nos amistosos disputarão o Mundial do Catar. Gana está no Grupo H, junto com Portugal, Uruguai e Coreia do Sul. Assim, pode ser adversária do Brasil caso ambos passem para as oitavas.
A Tunísia, por sua vez, está no Grupo D, ao lado de França, Dinamarca e Austrália. Os comandados de Tite estão no grupo G, ao lado de Camarões, Sérvia e Suíça.
A lista de Tite para os dois amistosos
- Goleiros: Alisson (Liverpool-ING), Ederson (Manchester City-ING) e Weverton (Palmeiras);
- Laterais: Alex Sandro (Juventus-ITA), Danilo (Juventus-ITA), Alex Telles (Sevilla-ESP);
- Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid-ESP), Marquinhos (PSG-FRA), Thiago Silva (Chelsea-ING), Bremer (Juventus-ITA) e Ibañez (Roma-ITA);
- Meio-campistas: Casemiro (Manchester United-ING), Fred (Manchester United-ING), Fabinho (Liverpool), Lucas Paquetá (West Ham-ING), Bruno Guimarães (Newcastle-ING) e Everton Ribeiro (Flamengo);
- Atacantes: Pedro (Flamengo), Neymar (PSG-FRA), Raphinha (Barcelona-ESP), Vinicius Jr (Real Madrid-ESP), Richarlison (Tottenham-ING), Antony (Manchester United-ING), Roberto Firmino (Liverpool-ING), Matheus Cunha (Atlético de Madrid-ESP), Rodrygo (Real Madrid-ESP).