A cada dia que passa, a lista da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo do Catar, no final deste ano, se define um pouco mais. Porém, faltando pouco mais de seis meses para o Mundial, há posições ainda em aberto. De acordo com o auxiliar Cléber Xavier, a relação de atletas observados pela comissão técnica tem 46 jogadores, sendo que 14 deles atuam no futebol brasileiro.
— Hoje, da nossa lista de 46 atletas, 14 jogadores atuam no Brasil. Alguns ainda não foram chamados — disse o assistente de Tite em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha, na noite desta quarta-feira (4).
Sem citar nomes, Cléber Xavier deixou o caminho aberto para jogadores como Raphael Veiga, Hulk, Gabigol, Pedro, que seguem no radar da Seleção. Quanto a essas observações, inclusive, o auxiliar de Tite ressaltou que, nos últimos 15 dias, a comissão técnica se espalhou pela Europa e pelo Brasil para acompanhar in loco alguns atletas e conversar com treinadores, preparadores físicos e com os próprios jogadores pessoalmente.
— Essas nossas visitas, tanto no Exterior quanto aqui no Brasil, servem para interagirmos com as comissões técnicas, com os atletas, é uma forma de nos aproximarmos. Visitá-los, falar com eles, tentar entender melhor a vida deles, o porquê está bem ou não. Temos uma lista larga para fazer uma convocação de 26, 25 atletas. Então, às vezes, temos de deixar um ou outro de fora, mas eles precisam saber os motivos — explica.
O auxiliar também elogiou os jogadores brasileiros que estão brilhando na Europa, como os atletas de Real Madrid e Liverpool, finalistas da Liga dos Campeões. Citou nomes como Rodrygo, Vinícius Júnior, Casemiro, Eder Militão, Alisson e Fabinho, e lembrou que outros também vivem bom momento na Europa.
— A gente vibra (com esse bom momento dos brasileiros). Ficamos feliz quando vemos Gabriel Jesus se recuperando, Paquetá muito bem na França, o Rodrygo fazendo gols importantes, o crescimento do Bruno Guimarães, o Militão afirmado no Real, além dos experientes Alisson, Ederson, Casemiro, Thiago Silva, Danilo, Alex Sandro, que seguem em alto nível — destacou Cléber Xavier.
Ao final da entrevista, o auxiliar-técnico da Seleção comentou a respeito dos amistosos que o Brasil fará antes do Mundial. Em junho, serão três partidas contra equipes que também disputarão a Copa do Catar: Coreia do Sul, Japão e Argentina. Cléber espera que os jogadores já encarem estes amistosos como um início de preparação para o Mundial:
— Infelizmente não vamos conseguir jogar contra seleções europeias, que é o que gostaríamos, por uma série de motivos que já comentamos, especialmente de calendário, mas vamos jogar contra seleções que disputam a Copa do Mundo. Isso é importante. Vamos poder, mais uma vez, estar atentos e seguir com a nossa preparação para que a gente chegue com condições de buscar o nosso objetivo, que é ganhar a Copa.