Depois do Irã, que garantiu vaga no Mundial do Catar com três rodadas de antecedência nas Eliminatórias Asiáticas, mais três seleções podem carimbar o passaporte para a Copa do Mundo de 2022 neste semana: Arábia Saudita, Coreia do Sul e Equador.
Na Ásia, pelo Grupo A, a Coreia do Sul só precisa de uma vitória contra a Síria, fora de casa, para se classificar. No Grupo B, a Arábia Saudita tem um jogo complicado contra o Japão, em Saitama. No entanto, em caso de triunfo, aliada a um tropeço da Austrália diante do Omã, irá para o seu segundo Mundial seguido.
A América do Sul, que já conta com Brasil e Argentina assegurados, pode ver o Equador confirmar a presença no Catar. Basta a equipe do técnico Gustavo Alfaro conquistar os três pontos diante do Peru, em Lima.
Além do anfitrião Catar, outras 13 seleções estão garantidas na competição mais importante do futebol: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Irã, Sérvia e Suíça. Restam 18 vagas abertas.
África
- As dez seleções ainda na briga farão cinco jogos de "classificação-televisão", também chamados de mata-mata. Quem passar nos jogos de ida e volta tem a classificação ao Catar garantida, os derrotados verão o torneio pela televisão. Os duelos são: Egito x Senegal; Camarões x Argélia; Gana x Nigéria; Congo x Marrocos e Mali x Tunísia.
- Quando: as partidas serão em 24 e 29 de março.
América do Sul
- Depois de 15 rodadas, somente Brasil e Argentina podem arrumar as malas rumo ao Catar. O Equador está quase lá. A disputa é pelas duas vagas diretas e mais uma na repescagem mundial, contra um representante da Ásia. Apenas a Venezuela praticamente não tem mais chances de classificação.
- Quando: a 16ª rodada será realizada nesta terça-feira (1º). Depois, teremos confrontos em 24 e 29 de março. A repescagem ocorre em jogo único em 13 ou 14 de junho.
Ásia
- São 12 seleções divididas em dois grupos. Faltam três rodadas para o fim desta fase. O Irã foi o único que garantiu classificação. Os dois primeiros de cada chave estarão no Catar. Os terceiros colocados se encontram na repescagem local, quem passar vai para a repescagem mundial, contra o quinto colocado da América do Sul.
- Quando: a oitava rodada da terceira fase será realizada nesta terça-feira (1º). Depois, teremos confrontos em 24 e 29 de março. A repescagem local ainda não teve data definida. A disputa por um lugar na Copa do Mundo diante de uma seleção da América do Sul será em 13 ou 14 de junho, em jogo único.
Concacaf
- Das 14 rodadas do octogonal final, dez já foram disputadas. Canadá, México e Estados Unidos seriam os classificados neste momento, com o Panamá indo para a repescagem diante de um representante da Oceania.
- Quando: a 11ª rodada será realizada nesta quarta-feira (2). Depois, teremos confrontos em 24, 27 e 30 de março. A repescagem ocorre em jogo único em 13 ou 14 de junho.
Europa
- Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Suíça e Sérvia já estão classificados. Portugal, Escócia, Itália, Rússia, Suécia, País de Gales, Turquia, Polônia, Macedônia do Norte, República Tcheca, Áustria e Ucrânia ainda buscam vaga no Mundial;
- Quando: as semifinais da repescagem serão disputadas em 24 de março. As finais no dia 29 do mesmo mês.
Oceania
- Uma etapa preliminar será disputada entre Tonga e Ilhas Cook. Quem avançar ficará no grupo que tem Ilhas Salomão, Taiti e Vanuatu. A outra chave conta com Nova Zelândia, Nova Caledônia, Ilhas Fiji e Papua Nova Guiné. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as semifinais. Quem passar vai à decisão. O campeão jogará um repescagem contra um representante da Concacaf.
- Quando: tudo será decidido entre 17 e 30 de março. A repescagem ocorre em jogo único em 13 ou 14 de junho.