A Seleção Brasileira segue com 100% de aproveitamento nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. Na noite desta terça-feira (8), o Brasil venceu o Paraguai por 2 a 0, no Defensores del Chaco, em Assunção. Com o resultado, os comandados de Tite somam 18 pontos na competição classificatória — são seis vitórias em seis partidas realizadas.
Com o início perfeito nas Eliminatórias, já é possível projetar quantos pontos faltam para os brasileiros garantirem vaga no Mundial do Catar? No atual formato, as quatro seleções melhores colocadas se classificam de forma direta à Copa do Mundo. Quem ficar na quinta posição terá de enfrentar a repescagem contra uma seleção das Eliminatórias Asiáticas.
Projeção atual
No momento, o Uruguai ocupa a quarta colocação, com oito pontos conquistados. A pontuação é a mesma da Colômbia, que vem logo atrás. O que os diferencia é o saldo de gols. Caso mantenham o desempenho, as duas seleções chegariam aos 24 pontos.
Desta forma, levando em conta o atual aproveitamento dos participantes das Eliminatórias, o Brasil precisaria de mais duas vitórias e um empate para se classificar ao Mundial do Catar sem depender dos critérios de desempate.
Histórico
As Eliminatórias Sul-Americanas, da forma que são disputadas atualmente, foram organizadas pela primeira vez para a Copa do Mundo da França, em 1998. Desde lá, 10 seleções se enfrentam em turno e returno, totalizando 18 rodadas. As exceções foram as vezes em que o Brasil ficou de fora, ou por ser o atual campeão mundial ou o país-sede, casos de 1998 e 2014, respectivamente.
Com base no histórico, o ponto de corte para conquistar uma vaga direta no Mundial é de 30 pontos. Ou seja, todas as seleções que somaram essa pontuação, garantiram a classificação sem confronto extra. Neste caso, o Brasil precisaria de mais quatro vitórias em 12 rodadas. No caso da vaga indireta, a necessidade cai para 27 pontos. Sendo assim, com mais três vitórias, a Seleção Brasileira alcançaria a repescagem.