Não é por acaso que a Copa do Mundo é considerada a maior competição esportiva do planeta. A cada quatro anos, novos capítulos da história da competição sãos escritos e mexem com milhões de pessoas, sentimentos e destinos.
Em 2018, estamos vivendo o capítulo da Rússia. Confira alguns fatos que já deixaram suas marcas nesta edição do Mundial.
ÁRBITRO DE VÍDEO
O árbitro de vídeo foi utilizado pela primeira vez em uma Copa do Mundo. O recurso foi acionado pelo árbitro uruguaio Álvaro Cunha na partida entre França e Austrália. Após consultar as imagens, confirmou pênalti para a seleção francesa que acabou sendo convertido por Griezmann.
DISCUSSÃO SOBRE ASSÉDIO
O comportamento de alguns torcedores abriu discussão sobre machismo e assédio. Tudo começou com um vídeo gravado por torcedores com a camisa da Seleção que induziam uma mulher russa a repetir palavras obscenas. As imagens viralizaram e repercutiram no mundo todo. Alguns dos homens foram identificados e uma ativista russa os denunciou ao governo do país. Depois, outro vídeo parecido também foi compartilhado nas redes sociais. Em um terceiro vídeo, um torcedor que seria de Montes Claros-MG gravou uma estrangeira, com uniforme de trabalho da Copa do Mundo, proferindo frases de cunho sexual.
ALEMANHA ELIMINADA
Há uma "maldição" perseguindo algumas seleções que levantaram a taça da Copa nas últimas edições: a eliminação precoce. A única exceção é a Seleção Brasileira de 2006. Em 2002, a França ficou para trás, em 2010, a Itália e na Copa passada, a Espanha. Em 2018, não foi diferente. Depois de perder por 2 a 0 para a Coreia do Sul, a Alemanha, campeã no Brasil em 2014, ficou na lanterna do Grupo F foi eliminada da Copa na primeira fase.
CANARINHO PISTOLA
O mascote da Seleção Brasileira dominou a Rússia. Virou celebridade nas redes sociais e está sendo um dos fenômenos da Copa. Mesmo sendo proibido de entrar nos estádios, bateu bola com os jogadores, fez festa com a torcida e até mesmo se envolveu em confusão e foi "detido" pela polícia.
MARADONA
Maradona está dando show a parte na Rússia. Sempre polêmico, não mudou seu comportamento no Mundial. Na estreia da Argentina, foi flagrado fumando charuto no estádio, mesmo que seja proibido. No último jogo da fase de grupos, passou mal após a vitória da Argentina sobre a Nigéria. E ainda se ofereceu para treinar a seleção argentina após a derrota para a França.
A CABELEIRA DO NEYMAR
Na estreia da Copa, o camisa 10 da Seleção adotou um topete loiro. No segundo jogo, apareceu com o cabelo cortado. Depois, abandonou a coloração. Assim como seu futebol, as mudanças capilares de Neymar sempre são assunto fora de campo.