A Copa do Mundo 2018 é um sucesso até o momento, na opinião da maioria dos brasileiros ouvidos pela reportagem de GaúchaZH, em Moscou. A segurança do país, a limpeza das ruas e a receptividade do povo russo cativaram os torcedores do Brasil. Por outro lado, a cerveja quente, a falta de ar condicionado em alguns locais e as dificuldades de comunicação geram algumas reclamações.
— O povo daqui é maravilhoso, eles são abertos. A festa deles me surpreendeu. Vi uma outra Rússia. Eles amam brasileiros, abraçam e querem tirar foto. Além disso, é tudo limpo. Você não vê um papel no chão", relata Rogério Souza, de São Paulo. — Tínhamos a ideia que os russos não gostavam de receber as pessoas. Mas a receptividade do pessoal é maravilhosa. O único problema é a cerveja quente —completa Eduardo Pascoal, de Santos.
De fato, bebidas geladas não são comuns em cidades como Moscou. Tanto refrigerantes como cervejas muitas vezes são servidas em uma temperatura morna, aborrecendo os brasileiros. Além disso, alguns ambientes são pouco refrigerados, mesmo no verão europeu.
— A parte ruim (da Rússia) é a cerveja quente. E, assim como a cerveja, se vê que vários lugares não têm ar condicionado. Eles são muito preparados para o frio, porque o inverno é rigoroso, mas vários restaurantes e café bons não tem ar. Aí, em um dia quente, faz um calorão terrivel — pondera o gaúcho Eduardo Schiller, de Igrejinha.
Outros pontos elogiados pelos turistas brasileiros são a segurança do país, os preços acessíveis e a qualidade da internet.
— A segurança é maravilhosa, é o ponto alto da Rússia — elogia André Ferreira, gaúcho de Porto Alegre — E a internet aqui funciona bem. Ajuda para falar com a família. O preço também a gente achou que ia ser pior. São bem acessíveis. Vínhamos esperando gastar mais com comida — completa Rodrigo Ferrari, também da Capital.
Confira abaixo dez pontos positivos e negativos da Copa na Rússia na visão de turistas brasileiros:
Pontos positivos
1) Receptividade do povo russo
O estereótipo de um povo fechado caiu por terra. A maioria dos brasileiros se surpreendeu com a recepção calorosa dos russos durante o Mundial.
2) Segurança
A sensação de segurança nas ruas de Moscou contrasta com a violência urbana que atinge o Brasil. Os turistas caminham à noite com tranquilidade.
3) Limpeza
Mesmo com multidões percorrendo os principais pontos turísticos, a capital russa mantém as suas ruas limpas. Não se vê lixo no chão.
4) Sinal de internet
Os brasileiros que compraram chips russos de celular não se arrependeram. A rede de internet tem bom sinal na maioria das cidades-sede visitadas pelos brasileiros.
5) Metrô
Moscou e São Petersburgo possuem uma boa rede de metrô. Diversas linhas ligam os principais pontos da cidade, evitando engarrafamentos e poupando tempo nos deslocamentos. Além disso, é a melhor opção para se ir aos estádios.
6) Preços
Alguns brasileiros se surpreenderam com os preços cobrados em Moscou. Esperavam que, por ser época de Copa do Mundo, as refeições e os produtos estariam mais caros. Porém, os valores são acessíveis.
7) Organização do evento
A sinalização, a acessibilidade e o conforto nos estádios foram pontos elogiados pelos torcedores. A voz geral é que a Copa do Mundo está sendo muito bem organizada.
Pontos negativos
8) Comunicação
Poucos russos falam inglês. Desta forma, a comunicação é o principal problema desta Copa. Aplicativos de tradução e até mímica acabam sendo os recursos utilizados para fazer os russos entenderem o que se quer dizer.
9) Cerveja quente
Esta é uma das principais reclamações dos turistas. Os russos não têm o hábito de servir bebidas geladas. Muitas vezes elas vêm quente ou morna. Isso vale inclusive para cerveja.
10) Falta de ar-condicionado
Mesmo no verão russo, os ambientes são pouco refrigerados. Quando faz calor, o que é comum nesta época, os turistas sofrem.