Neymar voltou de lesão melhor do que se esperava. A declaração é do próprio Tite, que definiu o momento do atacante brasileiro como um "processo de retomada", após três meses afastado dos gramados. Para o treinador, Neymar, autor de um belo gol na vitória por 2 a 0 sobre a Croácia, ainda deve oscilar até encontrar seu ritmo de jogo ideal.
– Um atleta diferenciado vai acelerar, mas tem de passar etapas. Se ele decair, vou entender. Ele vai decair, vai acontecer, até terceiro, quarto jogo – afirmou o técnico.
Tite ainda destacou que os resultados conquistados pela Seleção Brasileira são construídos em um trabalho coletivo, que passa pelos departamentos médico e de fisiologia até chegar em uma boa atuação do grupo.
– Ele (Neymar) tem um talento extraordinário, mas para chegar no Neymar tem de ter tomada de bola forte, condução. Se não, fica só nele, para ele resolver sozinho – defende Tite.
O comandante ainda falou sobre a participação de Roberto Firmino que, assim como o camisa 10, saiu do banco de reservas para anotar um dos gols.
– Futebol é aquilo que a gente vê e aquilo que a gente sente. Tem algumas percepções que transcendem. Tinha uma atmosfera, ele estava em casa, a relação de confiança pesa. Em Copa do Mundo, isso pesa.
Para o treinador, o grupo brasileiro só deve encontrar a sua melhor forma física ao longo da Copa, já que muitos dos convocados vêm da Europa, onde a temporada terminou há poucas semanas – para Marcelo, Casemiro e Firmino, o último jogo por seus clubes foi no sábado passado (26).
– Essa recuperação vai depender muito da qualidade dos nossos treinamentos – avalia.