A quinta-feira (21) começou movimentada para a Seleção Brasileira em São Petersburgo, com entrevista coletiva de Tite e treino no estádio de São Petersburgo, local do jogo de sexta-feira contra a Costa Rica.
O técnico aproveitou para confirmar exatamente a mesma escalação da estreia contra a Suíça. Uma informação importante é a recuperação de Neymar. Aliás, a expectativa de Tite é de uma evolução do atacante:
— Foi uma pancada que ele trouxe, mas ela não retira aquele projeto inicial. Acho que foram três meses e meio até o primeiro jogo de 90 minutos. Coloquei já isso desde o início. Tem uma ciência e uma tranquilidade a esse respeito. É preciso um mínimo de cinco jogos para o ser humano estar na sua plenitude. Ele acelerou este processo, mas vai evoluir ainda mais.
Uma outra questão importante é a escolha de Thiago Silva como capitão para o jogo contra a Costa Rica, o que gerou críticas pelo seu temperamento, e o fracasso na Copa de 2014. O técnico não se mostrou nem um pouco preocupado com isso:
— Se pegássemos todo mundo que foi criticado na última Copa do Mundo, teríamos terra arrasada. E a vida, e o futebol não são assim. Coloquei corretamente que havia uma série de atletas com maturidade suficiente para continuar esse rodízio. Thiago é um deles. Quando ele buscou titularidade, não foi por nível baixo. Os três estavam jogando muito. Tem maturidade suficiente para saber da necessidade de resultado, mas antes da necessidade de desempenho.