O verde e amarelo parece estar perdendo espaço nas lojas que vendem o uniforme da Seleção Brasileira: o conjunto azul, segundo lojistas, tem feito cada vez mais sucesso entre os torcedores. Há quem esteja atribuindo isso a uma situação política — o tradicional "canarinho" foi bastante usada por manifestantes a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff —, mas há também quem diga que está simplesmente preferindo usar as cores reservas por achá-las mais agradáveis. Segundo lojistas, a procura tem sido muito maior pelo azul na Copa da Rússia do que em outras Copas.
Foi com o uniforme todo azul que a seleção ganhou sua primeira partida na Copa, em um sofrido 2 a 0 sobre a Costa Rica. Isso depois de um empate com a Suíça em que as cores usadas foram o verde e amarelo. Mas na última partida, contra a Sérvia, a Seleção usou seu uniforme principal. Então por que tanta demanda pela camisa azul?
— A verde e amarelo ainda é a que mais sai, mas muita gente também chega, olha as duas versões e acaba optando pela azul. Dizem que é mais bonita — supõe o funcionário de uma loja esportiva em Porto Alegre.
Para o gerente da loja, essa preferência chegou a um nível inédito em uma Copa, pelo menos entre aqueles de que ele se recorda.
— É surpreendente, porque a amarelinha sempre foi campeã em distribuição e venda. Mas a azul tem ganhado seu espaço. Talvez tenha alguma relação com as manifestações, mas não lembro de algum cliente ter justificado a compra por isso.
Não é só no comércio na Capital que a camisa azul tem feito sucesso, chegando a esgotar em algumas lojas. Depois de a Seleção vencer a Costa Rica, o produto ficou indisponível até no site da Nike, a fabricante do uniforme, e em lojas de departamento online. Agora, já está disponível novamente na maioria deles.
Em nota sobre as vendas, a Nike afirma que "a camisa amarela, por ser o uniforme principal da Seleção, segue numa curva positiva e esperada de vendas, enquanto a camisa azul, pelo design inovador com estampa de estrela, caiu no gosto do brasileiro e está com um ritmo de saída acelerado, já esgotada em algumas lojas".
O que também pode explicar a demanda é que são fabricadas menos exemplares do modelo azul – assim, o uniforme esgota mais rapidamente. Lojistas estimam que na última Copa, nove em cada 10 camisas compradas eram amarelas. Agora, três em cada 10 seriam azuis.