Conhecida pela raça durante os jogos, a seleção do Uruguai enfrenta a Rússia nesta segunda-feira (25), a partir das 11h. Ambas as seleções já estão garantidas nas oitavas de final da Copa do Mundo. Embora tenha sido suficiente para garantir a classificação, o futebol da Celeste, que tem os atacantes Luis Suárez e Edinson Cavani como as principais estrelas, ainda não encantou.
Nas duas primeiras partidas na Copa, contra Egito e Arábia Saudita, a equipe comandada pelo técnico Óscar Tabarez ganhou por 1 a 0. Com saldo de gols inferior ao da Rússia, precisa vencer os donos da casa para garantir a liderança do Grupo A. Nesta segunda-feira, espera-se que Tabarez escale jogadores que ficaram no banco de reservas nos primeiros duelos na Copa. Abaixo, confira quem são os uruguaios que iniciaram como titulares as duas primeiras partidas e quais são as possíveis mudanças na equipe:
Muslera, 32 anos
Em sua terceira Copa do Mundo, o goleiro do Galatasaray, da Turquia, é um dos rostos mais conhecidos da Celeste. Contra a Arábia Saudita, chegou à sua 13ª partida em Mundiais. Com isso, igualou-se ao também goleiro Ladislao Mazurkiewicz, recordista de participações com a camisa uruguaia em Copas. Nesta segunda-feira, Muslera pode fazer o 14º jogo e isolar-se na liderança.
Varela, 25 anos
O lateral-direito atua em seu país de origem, no Peñarol, clube que o revelou. Também acumula passagem por equipes europeias como o inglês Manchester United. Nesta segunda-feira, pode dar lugar na equipe titular ao experiente Maxi Pereira, 34 anos, que joga no Porto, de Portugal.
Giménez, 23 anos
O zagueiro é uma das referências da Celeste. Jogador do Atlético de Madrid, da Espanha, marcou, de cabeça, o gol da vitória sobre o Egito na primeira rodada da Copa. Giménez sofreu uma lesão muscular e deve desfalcar o Uruguai contra a Rússia. Seu provável substituto é Sebastián Coates, do Sporting, de Portugal.
Godín, 32 anos
É o capitão e uma das referências da equipe. Famoso pelo bom desempenho no jogo aéreo, o zagueiro também é colega de defesa de Giménez no Atlético de Madrid. Antes da Copa, disse que não seria "uma utopia" sonhar com o título.
Cáceres, 31 anos
Atua como lateral-esquerdo na equipe de Tabarez. Contra a Rússia, pode ser substituído pelo reserva Gastón Silva. Hoje, está na Lazio, da Itália.
Vecino, 26 anos
É um dos volantes da equipe. Revelado pelo Central Español, do Uruguai, está na Inter de Milão, da Itália.
Bentancur, 20 anos
É uma das revelações do futebol uruguaio. Começou a carreira no Boca Juniors, da Argentina, e foi vendido para a Juventus, da Itália, em 2017, por cerca de 9,5 milhões de euros.
Nández, 22 anos
Outra revelação da Celeste. O meio-campo começou a carreira no Peñarol e foi vendido para o Boca Juniors. Começou a Copa como titular contra o Egito, mas perdeu o lugar no time no duelo contra a Arábia.
De Arrascaeta, 24 anos
O meio-campo é um dos destaques do Cruzeiro. A exemplo de Nández, começou a Copa como titular, mas foi para o banco de reservas na partida contra a Arábia.
Carlos Sánchez, 33 anos
Com passagem pelo River Plate, no qual foi campeão da Libertadores, o meia está no Monterrey, do México. Iniciou a Copa entre os reservas e ganhou espaço no time titular contra a Arábia.
Cristian Rodríguez, 32 anos
É um dos nomes mais rodados da seleção do Uruguai. Acumula passagens por clubes europeus, como Porto e Atlético de Madrid. Em 2015, desembarcou em Porto Alegre para atuar por poucos minutos com a camisa do Grêmio. O meio iniciou o Mundial na reserva e ganhou espaço entre os titulares contra a Arábia. Hoje, está no Peñarol.
Luis Suárez, 31 anos
O centroavante é uma das principais estrelas celestes. Contra a Arábia, em sua centésima aparição com a camisa do Uruguai, marcou o gol da vitória. O atacante do Uruguai é o maior artilheiro da Celeste e ainda se tornou o primeiro jogador do país a marcar em três Copas do Mundo diferentes.
Edinson Cavani, 31 anos
Ao lado de Suárez, está entre os atacantes mais badalados do planeta. Jogador do Paris Saint-Germain, da França, ainda não marcou nesta Copa.