A Fifa anunciou na terça-feira (12) que o argentino Néstor Pitana apitará a partida de estreia da Copa do Mundo, disputada entre Rússia e Arábia Saudita, ao meio-dia de quinta-feira (14), em Moscou. Pitana será auxiliado pelo compatriotas Juan Pablo Belatti e pelo brasileiro Emerson de Carvalho. Sandro Meira Ricci, inicialmente cotado para comandar o jogo, trabalhará como quarto árbitro.
Nestes casos, a escolha da entidade é puramente técnica. Presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa, o italiano Pierluigi Colina declarou que o objetivo é ter todas as pessoas no campo falando a mesma língua.
– Queremos que todos tenham muito claro quais são os nossos objetivos. Principalmente a proteção do jogo, da imagem do jogo, da segurança dos árbitros. E a boa imagem da Copa do Mundo – disse em entrevista coletiva.
Aos 42 anos, Pitana é um dos árbitros mais respeitados da Conmebol e carrega em seu currículo duas finais de Libertadores. Em 2013, apitou a vitória do Olímpia do Paraguai sobre o Atlético-MG, válida pelo jogo de ida da decisão. Já em 2016, esteve presente no jogo que sagrou o Atlético Nacional da Colômbia campeão ao derrotar o Independiente del Valle por 1 a 0. No ano passado, trabalhou na vitória gremista por 3 a 0 sobre o Barcelona de Guayaquil, válida pela semifinal da competição
Esta será a segunda Copa do argentino. Em 2014, apitou Rússia x Coreia do Sul, Estados Unidos x Portugal, Honduras x Suíça e França x Alemanha.