No último jogo desta quarta-feira (20), disputado na Arena Kazan, a equipe comandada por Fernando Hierro sofreu para derrotar o Irã por 1 a 0. Com a vitória, os espanhóis dividem a liderança do Grupo B com Portugal, seguidos pelos próprios iranianos.
Para quem esperava um jogo fácil a favor da Espanha desde o início, o primeiro tempo apresentou outra realidade. Com três pontos e a segunda colocação da chave, a equipe iraniana deixou claro desde os primeiros minutos que venderia caro o resultado. A estratégia do técnico português Carlos Queiroz foi abrir mão da posse de bola e, com os 11 jogadores recuando para marcar no campo de defesa, buscar matar o jogo em um contra-ataque.
Os 73% de posse de bola na primeira etapa, porém, não se traduziram em chances claras de gol. Sempre que conseguia se aproximar da área, o time espanhol se deparava com o paredão vermelho erguido pela sólida defesa do Irã.
Na volta do intervalo, não demorou para os europeus começarem a ditar um ritmo mais intenso na partida. Com apenas cinco minutos, Piqué, Diego Alves e Isco já tinham desperdiçado três boas oportunidades para marcar.
O resultado veio aos oito minutos. Após boa jogada de Iniesta, Diego Costa se enroscou com o lateral-direito Razaeian, que tentou afastar e acabou chutando em cima do camisa 19 da Espanha, que marcou seu terceiro gol nesta Copa do Mundo.
Aos 16 minutos, o Irã chegou a marcar o que seria o seu gol de empate. Após confusão na área, a bola sobrou para Ezatolahi finalizar, mas a arbitragem marcou o impedimento no lance.
Com o resultado, a Espanha precisa apenas de um empate contra o Marrocos para garantir a classificação para a próxima fase. Já o Irã, com três pontos, precisa vencer Portugal ou empatar e torcer para um tropeço espanhol na última rodada.