A quarta-feira é o dia mais importante da semana na Copa do Mundo. A explicação para sentença tão definitiva é matemática: das oito seleções que entram em campo, sete têm chances de classificação. Apenas Costa Rica está eliminada.
Como aperitivo para o confronto entre Brasil e Sérvia, o Grupo F será decidido todo às 11h. Se os dois jogos forem 0 a 0 (ou 1 a 1, 2 a 2 e assim por diante), entram México em primeiro e Alemanha em segundo. Mas até empates por resultados diferentes podem mexer no futuro do Mundial.
México, Alemanha e Suécia só dependem de si. Se os alemães vencerem por dois gols, estão classificados. O mesmo cálculo serve para os suecos. Aos mexicanos, serve um simples empate. Só os sul-coreanos precisam estar de olho no campo vizinho. Para se classificar, devem vencer e torcer para o México.
Mas não é só isso. Outras combinações de resultados podem mexer na classificação da chave e mudar o rumo das fases seguintes da Copa do Mundo.
Mas antes de pensar nas fases seguintes, precisamos cuidar do nosso grupo. É bem verdade que só dependemos de um empate para avançar. Mas, né, estamos um pouco desconfiados. Então, não custa nada mandar aquele pensamento positivo para a gloriosa Costa Rica.
O grupo em que os quatro podem avançar
A sugestão da coluna é: quem tiver duas horas de intervalo, que faça. E que vá para um lugar com duas TVs (ou sintonize a Rádio Gaúcha, é claro). Para quem estiver em um ambiente com um aparelho só, aquela imagem de "bolinha na tela" vai causar um mini-infarto nos torcedores.
A partir das 11h, Alemanha x Coreia do Sul e Suécia x México prometem muita emoção em um dia que tem tudo para ser já exageradamente emocionante.
A situação é tão equilibrada que o primeiro lugar na chave pode ser decidido por cartões amarelos – ou até sorteio. Se Alemanha e Suécia vencerem por 1 a 0, a disputa pela primeira posição será decidida pela disciplina. Ou seja, cada cartão conta.
Para enfrentar a Coreia do Sul, o técnico Joachim Löw deve novamente promover mudanças na equipe. Hummels, recuperado de lesão, volta à zaga, ao lado de Rüdiger, já que Boateng está suspenso pela expulsão contra os suecos. O meio-campo deve ser composto por Kroos e Gundogan, tendo, em uma linha mais à frente, Müller, Reus e Werner.
A equipe finalmente contará desde o início com um centroavante de ofício, Mario Gomez.
Para a Coreia do Sul, a partida é decisiva. Para Son, o craque da equipe, muito mais. Seguindo as regras do serviço militar do país, ele tem até os 27 anos para conseguir feitos relevantes no esporte e escapar do alistamento. Os tais feitos relevantes seriam a semifinal da Copa do Mundo ou ganhar os Jogos Asiáticos da Indonésia, que começam em agosto, ou ser campeão da Copa da Ásia de 2019, nos Emirados Árabes. Son vive o auge da carreira no Tottenham, da Inglaterra.
No outro jogo das 11h, os mexicanos são os que entram em situação mais favorável. Um empate garante o time nas oitavas de final – e em primeiro lugar. Para isso, Juan Carlos Osorio deve manter a estrutura do time que venceu a Alemanha por 1 a 0 e a Coreia do Sul por 2 a 1 nas duas primeiras rodadas. E até repetir o time, algo que nunca fez em mais de 40 jogos. O destaque da equipe é o meia Vela.
A Suécia precisa vencer por dois gols para não depender de nada. O desafio da equipe é recuperar a autoestima após a derrota para a Alemanha aos 50 minutos do segundo tempo, em uma partida em que teve um jogador a mais durante o segundo tempo.
O QUE PRECISAM
Alemanha avança se:
- Vencer a Coreia do Sul por dois ou mais gols de diferença
- Empatar e Suécia não vencer o México
Coreia do Sul avança se:
- Vencer a Alemanha por dois gols de diferença e México vencer a Suécia
Suécia avança se:
- Vencer o México
- Empatar e torcer por derrota da Alemanha
México avança se:
- Empatar, o que garante a liderança da chave
- Perder e Alemanha não vencer a Coreia do Sul
Um gol, Costa Rica, Por favor!
Das 32 seleções que disputam a Copa do Mundo, só os amigos da Costa Rica ainda não fizeram gols. Perderam para a Sérvia por 1 a 0 e para o Brasil por 2 a 0. Pois é dia de mandar as estatísticas para longe. É dia de fazer gols, aproveitar chances e dar adeus à Rússia com uma vitória consagradora de uma geração que encantou no Mundial de 2014, mas não repetiu o desempenho agora.
Porém, temos fé de que tudo vai mudar hoje. Contra uma Suíça que estará nervosa tentando confirmar classificação, um time de sangue doce pode se aproveitar da situação e sair do zero na competição.
E dar uma força ao Brasil, que tão bem tratou nossos vizinhos de América Central há quatro anos, vai dizer. Lembram o quanto torcemos para vocês no grupo com Uruguai, Inglaterra e Itália? É um bom momento para retribuir o favor.
Porque não é que não acreditemos em uma vitória do time de Tite diante da Sérvia, mas vá que alguma coisa dê errado, que não estejamos no melhor dia, que a pontaria não seja boa, que a defesa se atrapalhe e que os nervos nos detenham, nossa esperança reside numa vitória de Costa Rica. Se esse resultado vier, Brasil e Sérvia farão um amistoso em busca do primeiro lugar. O que nem deve ser tão relevante assim, visto que a Copa toda virou uma bagunça com favoritos saindo em segundo lugar e mexendo no diagrama. O negócio é buscar classificação e depois encarar quem vier. Força, Costa Rica!
JOGOS DESTA QUARTA
Alemanha x Coreia do Sul
- Horário: 11h (horário de Brasília)
- Local: Arena Kazan
- Como acompanhar: RBS TV, SporTV e Fox Sports
Suécia x México
- Horário: 11h (horário de Brasília)
- Local: Arena Ekaterinburgo
- Como acompanhar: SporTV 2 e Fox Sports 2
Suíça x Costa Rica
- Horário: 15h (horário de Brasília)
- Local: Nizhny Novgorod
- Como acompanhar: SporTV 2 e Fox Sports 2
Sérvia x Brasil
- Horário: 15h (horário de Brasília)
- Local: Estádio Spartak
- Como acompanhar: RBS TV, SporTV e Fox Sports
A RBS na Copa
RBS TV
- 6h – Bom Dia Rio Grande: Alice Bastos Neves, Pedro Ernesto Denardin, Diogo Olivier e Maurício Saraiva projetam o dia decisivo para a Seleção na Copa
- 10h55min – Alemanha x Coreia do Sul
- 12h55min – Jornal do Almoço: Alice, Luciano Périco, David Coimbra, Maurício Saraiva e Peninha falam sobre o jogo contra a Sérvia direto do estádio
- 14h20min – Brasil x Sérvia
- 19h30min – RBS Notícias: Alice e Maurício trazem a repercussão após a partida do Brasil direto do Estádio Spartak
GAÚCHA
- 10h – Gaúcha na Copa
- 11h – Futebol da Gaúcha: Coreia do Sul x Alemanha
- 13h – Sala de Redação
- 14h – Gaúcha na Copa
- 15h – Futebol da Gaúcha: Brasil x Sérvia
- 17h – Sala de Redação Especial
- 18h – Balanço Final
GAÚCHAZH
- Vídeo Gigante na Copa: Lucianinho visitou uma churrascaria em Moscou e encontrou colorados e gremistas por lá
- 11h – Minuto a minuto: Coreia do Sul x Alemanha
- 11h – Minuto a minuto: México x Suécia
- 15h – Minuto a minuto: Brasil x Sérvia
- 15h – Minuto a minuto: Suíça x Costa Rica