Apesar de ser o maior artilheiro da história da seleção argentina, com 64 gols, Lionel Messi não marca em Copa do Mundo há seis partidas – 675 minutos. A última vez que ele antouum gol em Mundial foi justamente em Porto Alegre, na Copa de 2014.
Na vitória da Argentina por 3 a 2 contra a Nigéria, no Beira-Rio, Messi deixou sua marca duas vezes – aos 3 e aos 45 minutos do primeiro tempo. Aliás, foi na Copa de 2014 que Messi marcou boa parte de seus cinco gols nos quatro mundiais: ainda na fase de grupos, ele balançaria as redes da Bósnia e do Irã. Antes, o craque argentino passou em branco na Copa da África, em 2010. No Mundial da Alemanha, em 2006, anotaria seu primeiro gol contra a Sérvia e Montenegro.
A partir das oitavas de final da Copa de 2014, começaria a nova seca de Messi. Passou em branco contra a Bélgica, a Holanda e a Alemanha. Na partida de estreia da Argentina contra a Islândia, no Mundial da Rússia, o argentino chegou a desperdiçar um pênalti. Na segunda rodada, contra a Croácia, viu seu time perder de 3 a 0.
Com 10 gols, Gabriel Batistuta segue sendo o maior artilheiro argentino em Mundiais, seguido de Diego Maradona e Guillermo Stábile, com oito. Depois, vem Mario Alberto Kempes, com seis, goleador da Copa de 1978. Com cinco, aparecem Messi e Higuaín.