Tite convoca, às 14h desta segunda-feira, os nomes que vão ser repetidos à exaustão pelos brasileiros daqui a um mês. O treinador da Seleção chamará 23 jogadores para a Copa da Rússia. E a lista ainda é motivo de bate-papo e apostas a menos de 24 horas de ser anunciada. A RBS TV transmite.
Pelo histórico de convocações, pelas lesões recentes e pelos momentos dos jogadores, especula-se que haja seis vagas abertas. Uma para o gol, duas para as laterais, uma para a zaga e três para o meio-campo ou ataque. Assim, 17 nomes estariam garantidos. Vamos a eles: Alisson, Ederson, Fagner, Miranda, Marquinhos, Thiago Silva, Marcelo, Casemiro, Renato Augusto, Paulinho, Fernandinho, Philippe Coutinho, Willian, Douglas Costa, Neymar, Gabriel Jesus e Firmino.
No gol, a disputa tem como principal favorito Cássio, do Corinthians. Vanderlei, do Santos, Marcelo Grohe, do Grêmio, e Neto, do Valencia, correm por fora.
Na lateral direita, a vaga de Fagner está praticamente garantida após o anúncio da CBF de que o médico da Seleção, Rodrigo Lasmar, esteve no CT do Corinthians acompanhado neste domingo de Edu Gaspar, coordenador de seleções. E, junto ao médico do Corinthians, Joaquim Grava, e ao fisioterapeuta do clube e da Seleção, Caio Mello, foi constatada a boa evolução na recuperação da lesão. Assim, a disputa se restringe a Danilo, do Manchester City, e Rafinha, do Bayern.
Para a vaga da zaga, as entrevistas recentes de Tite indicam uma atenção especial a Geromel, do Grêmio. Ele disputa com Gil, do Shandong Luneng-CHN, e Jemerson, do Monaco.
Na lateral esquerda, a recuperação de Filipe Luís, que havia fraturado a perna, encaminha seu retorno à Seleção. Alex Sandro, da Juventus, é a alternativa.
As duas vagas do meio-campo/ataque são disputadas pelos mais variados estilos e nomes: Fred e Taison (ambos do Shakhtar) e Giuliano (Fenerbahce) foram os mais convocados. Mas há na fila Arthur e Luan (Grêmio), Willian José (Real Sociedad) e até Diego Souza (São Paulo).
O anúncio se dará em uma cerimônia menos pomposa do que aquela de quatro anos atrás, às vésperas da Copa do Mundo do Brasil. Na ocasião, Luiz Felipe Scolari anunciou os jogadores em uma casa de shows no Centro do Rio lotada com mais de 700 jornalistas. Desta vez, a comissão técnica optou por sobriedade. O local escolhido foi o auditório da sede da CBF. Cerca de 350 profissionais de imprensa estão credenciados. Como o auditório não comporta todo mundo, foi improvisado um "puxadinho" do lado de fora. No local, haverá telões e uma área para entrevistas.
Além dos 23 que irão compor a lista principal, outros 12 jogadores terão seus nomes enviados à Fifa como suplentes. Eles poderão ser chamados em caso de corte por lesão. Tite não deve revelar quem serão os jogadores que ficarão à espera.