
Em 14 de junho, Rússia e Arábia Saudita abrem o Mundial em Moscou. Três dias depois, a Seleção Brasileira estreia contra a Suíça. A exatos 100 dias para a Copa do Mundo de 2018, o GaúchaZH resume como estão as três seleções adversárias do Brasil na fase de grupos — suíços, costa-riquenhos e sérvios.
Suíça
É considerada o maior desafio brasileiro na fase de grupos. Oitava colocada no ranking da Fifa, terminou atrás de Portugal no Grupo B das Eliminatórias europeias e precisou passar pela Irlanda do Norte na repescagem para chegar à Copa. Antes do Mundial, já tem amistosos marcados contra Grécia (23 de março), Panamá (27 de março), Espanha (2 de junho) e Japão (7 de junho). O duelo com o Brasil será o primeiro na Copa, marcado para 17 de junho.
Quem estava acostumado a ver uma Suíça retrancada terá uma surpresa com o novo time. Comandada pelo ex-técnico da Lazio Vladmir Petkovic, a equipe ganhou um novo estilo. O grupo conta na essência com jogadores campeões mundiais sub-17 em 2009, como o meia Granit Xhaka, do Arsenal, o lateral-esquerdo Ricardo Rodríguez, do Milan, e o atacante Haris Seferovic, do Benfica.
Os suíços jogam no sistema 4-5-1, que pode ter uma variação para o 4-3-3 quando o time está com a bola. Xherdan Shaqiri, do Stoke City, é o destaque da seleção e joga na meia direita.
A Suíça esteve nas últimas três Copas do Mundo e chegou às oitavas de final em 2006 e 2014.

Costa Rica
A seleção centro-americana teve uma campanha sólida nas Eliminatórias da Concacaf e ficou em segundo, atrás apenas do México. Está em 25° lugar no ranking da Fifa, mas vem de três derrotas consecutivas - para o Panamá, na última rodada das Eliminatórias, e nos amistosos contra Espanha e Hungria. Para tentar reverter a má fase, fará cinco amistosos antes da Copa: Escócia (23 de março), Tunísia (27 de março), Irlanda do Norte (3 de junho), Inglaterra (7 de junho) e Bélgica (10 de junho). A Costa Rica estreia na Copa contra a Sérvia, no dia 17, e pega o Brasil na segunda rodada, dia 22 de junho.
A Costa Rica surpreendeu na Copa de 2014. Ficou em primeiro lugar num grupo com Inglaterra, Itália e Uruguai. Passou pela Grécia nas oitavas e só caiu nas quartas, para a Holanda, nos pênaltis. Desde então, Óscar Ramírez assumiu a equipe e a armou no cauteloso 5-4-1. O nome mais conhecido é o goleiro Keylor Navas, do Real Madrid. Os costa-riquenhos chegam ao Mundial pela quinta vez seguida.

Sérvia
Ficou em primeiro no Grupo D das Eliminatórias europeias, à frente de Irlanda e País de Gales. Desde então, fez dois amistosos: venceu a China por 2 a 0 e empatou com a Coreia do Sul em 1 a 1. Está em 34° lugar no ranking da Fifa. Depois de fazer os dois jogos na Ásia, os sérvios têm dois jogos marcados contra africanos antes do Mundial, contra Marrocos (22 de março) e Nigéria (26 de março). A Sérvia estreia na Copa contra a Costa Rica, dia 17 de junho, e fecha a fase de grupos contra o Brasil, no dia 27.
Assim como a Suíça, a Sérvia também tem um título de base recente. Foi campeã mundial sub-20 em 2015. Milinkovic-Savic, da Lazio, e Andrija Zivkovic, do Benfica, lideraram o time que venceu o Brasil na final e devem estar na Rússia. O técnico Slavoljub Muslin foi demitido depois das Eliminatórias, e Mladen Krstajic assumiu o time — pelo menos, de forma interina — com a missão de envolver mais os jovens. O principal nome do elenco é Nemanja Matic, que trocou o Chelsea pelo Manchester United em julho passado. O volante de 29 anos joga na segunda função do meio-campo. O time é formatado no 4-2-3-1.
A Sérvia ficou em último no grupo na Copa de 2010, atrás de Alemanha, Gana e Austrália, e não conseguiu a classificação para o Mundial no Brasil, em 2014.
