O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, anunciou nesta quinta-feira que fará na próxima semana uma nova vistoria nas sedes da Copa do Mundo. Dessa vez, ele passará por cinco cidades - São Paulo, Curitiba, Cuiabá, Fortaleza e Rio -, de terça a sexta, para avaliar a finalização dos estádios e até o local que receberá a Fan Fest na capital cearense.
Valcke será acompanhado pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e pelos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, ambos membros do Comitê Organizador Local (COL). Juntos, eles farão uma vistoria no Itaquerão, em São Paulo, na Arena da Baixada, em Curitiba, e na Arena Pantanal, em Cuiabá. São os estádios que sofreram os maiores atrasos na preparação para o Mundial.
Além dos três estádios, o dirigente vai visitar pela primeira vez o local que receberá uma Fan Fest da Copa, evento organizado pela Fifa para reunir torcedores nas sedes do Mundial, em grandes espaços abertos, para acompanhar os jogos por telões. O ponto escolhido foi o Aterro de Iracema, em Fortaleza, uma das 12 cidades que terão partidas do torneio.
A visita de Valcke terá início por São Paulo, na terça-feira, 22. Ele vai se encontrar com a vice-prefeita da cidade, Nádia Campeão, com o secretário estadual de planejamento e desenvolvimento regional, Julio Semeghini, e representantes do Corinthians. E fará uma visita ao Itaquerão, palco da abertura da Copa, que ainda está finalizando as últimas obras.
O mesmo roteiro será seguido em Curitiba no mesmo dia, mas no período da tarde. Valcke fará uma vistoria na Arena da Baixada, outro estádio ainda em obras, na companhia do prefeito da cidade e do governo do Estado. Na quarta-feira, o destino do dirigente será Cuiabá, também acompanhado de prefeito do município e governador do Mato Grosso.
Na quinta-feira, 24, o secretário-geral visitará o Aterro de Iracema, junto do secretário especial da Copa do Ceará e da secretária municipal da Copa. A visita a Fortaleza não inclui na programação uma vistoria no Castelão - estádio que já foi utilizado, inclusive, na Copa das Confederações em 2013 -, apenas uma entrevista coletiva na prefeitura.
O novo giro do principal responsável na Fifa pela organização da Copa será encerrado na sexta-feira, 25, no Rio. Lá, Valcke vai participar de reunião da diretoria do COL, para fazer um balanço da preparação brasileira para receber o Mundial, cuja abertura está marcada para acontecer no dia 12 de junho.