Cobertura, gramado, cadeiras e toda parte interna do Maracanã estarão prontos em 28 de fevereiro, pelo menos é o que garante a Empresa de Obras Públicas do Rio (Emop) e a Secretaria de Estado de Obras. Porém, as obras intramuros viraram uma incógnita.
Estas obras vão restaurar pavimentação, iluminação, drenagem, gradis, muros e novos acessos. Em outubro foi lançado o edital
para as melhorias intramuros, com custo estimado em R$ 17,8 milhões. Os envelopes com as propostas da licitação estavam revistos para serem abertos em 27 de novembro e a obra executada em quatro meses.
Porém, somente na quarta-feira é que as propostas foram entregues por quatro empresas e não há data específica para iniciar a obra. A Comissão de Licitação está analisando as propostas. Depois de anunciado o vencedor, ainda há um prazo de 10 dias úteis para os perdedores recorrerem antes do contrato ser assinado.
Assim, o prazo para que o Maracanã esteja apto a receber torcedores passou para 15 de abril, data limite da Fifa para que os estádios da Copa das Confederações estejam prontos. Apesar da Emop e da Secretaria de Obras negarem atraso e afirmarem que tudo estará pronto em abril, a própria Secretaria reconhece que o intramuros são indispensáveis para a operação do Maracanã.
Chaves
O principal estádio carioca passará ao comando da Fifa no dia 24 de maio, 15 dias úteis antes do primeiro jogo da Copa das Confederações no estádio, no dia 16 de junho. Este período - válido para todos os estádios da competição - é para a entidade realizar a varredura de segurança, preservar o gramado e colocar as placas dos patrocinadores oficiais.
Atraso
Obras intramuros apertam prazo do Maracanã
Licitação ainda não foi concluída e o tempo estimado para realizar as melhorias é de quatro meses
GZH faz parte do The Trust Project