Próximo adversário do Grêmio no Campeonato Brasileiro, o Fortaleza empatou por 0 a 0 com o São Paulo no encerramento da quinta rodada, na noite desta quinta-feira (11), na Arena Castelão. Sem gols, o jogo foi marcado por expulsões e chances de gols perdidas dos dois lados.
Por ter jogado na segunda-feira contra o Corinthians, em Itaquera, o técnico argentino Juan Pablo Vojvoda fez sete mudanças na escalação para enfrentar o São Paulo nesta quinta. Mesmo assim, o time da casa conseguiu pressionar no primeiro tempo. Foram sete finalizações nos primeiros 45 minutos contra três dos paulistas. A mais perigosa veio de cabeça com Guilherme, ex-Grêmio, que acertou a trave.
O segundo tempo esteve mais movimentado e equilibrado com os dois times se alternando nas chances. O Fortaleza, porém, teve o zagueiro Brítez expulso aos 17. A vantagem numérica do São Paulo não durou muito porque nove minutos depois Rodrigo Nestor também levou o vermelho.
Em 10 contra 10, o Fortaleza voltou a ter superioridade da partida, mas não conseguiu superar o goleiro Rafael. Foi do São Paulo a última chance do jogo com Pablo Maia, que mandou por cima do gol de Maurício Kozlinski aos 53 do segundo tempo deixando o placar mesmo em 0 a 0.
Com o empate, os dois times perderam posições na tabela na rodada. O Fortaleza deixou o G-4 e agora é sexto, com nove pontos. Com oito, o São Paulo aparece logo atrás, em sétimo.
Grêmio e Fortaleza se enfrentam no próximo domingo (14), às 16h, na Arena. O Tricolor buscará recuperação após a goleada sofrida para o Palmeiras na quarta-feira.