A reta final de Brasileirão dá indícios de fortes emoções até a última rodada. Faltando, para a maioria dos clubes, 10 jogos para o fim da competição, torna-se mais importante ainda projetar matematicamente a pontuação necessárias para cada equipe alcançar seu objetivo na tabela de classificação: ser campeã, buscar vaga na Libertadores e escapar do rebaixamento.
O título brasileiro é o grande tema da semana após o tropeço do líder São Paulo para o Bragantino na sua retomada na competição. Mas a vantagem paulista ainda é grande. Basta olhar seu aproveitamento, com altíssimos 66,7%. Pois quem sonha em roubar a taça do Tricolor Paulista precisa ter um rendimento superior.
Se mantiver o aproveitamento, com o cenário atual, o São Paulo será campeão com 76 pontos. Portanto, a marca de 77 pontos é necessária para os postulantes ao título. Para o Inter, a obrigação de somar 27 pontos nas últimas 10 rodadas. Para o Grêmio, como tem um jogo a menos, 29 em 33 pontos em disputa. Ou seja, aproveitamentos que resultam em expressivos 90%.
A realidade de vaga na Libertadores 2021 é algo bem diferente, muito mais concreta. A classificação direta à fase de grupos apresenta, como pontuação necessária, os 68 pontos ao final do campeonato. Já a projeção para as vagas para as etapas preliminares da competição sul-americana (quinto e sexto colocados) está em 64 pontos. Isto sem contar a possibilidade de haver G-8 no Brasileirão.
Com relação ao rebaixamento, o Vasco passou a ser a linha de corte para os times que lutam para não cair. Com 35,8% de aproveitamento até agora, os cariocas estão na 16ª colocação. Na projeção, 41 pontos já são suficientes para evitar a queda. Número este que remate às edições do Campeonato Brasileiro de 2019 e 2014, quando o Ceará escapou com 39 pontos e o Palmeiras, com 40, respectivamente.
Projeções matemáticas
- Título: 77 pontos
- G-4: 68 pontos
- G-6: 64 pontos
- Fora do Z-4: 41 pontos