Um brasileiro poderá vencer a Fórmula 2 outra vez no próximo final de semana. Depois da conquista tranquila de Felipe Drugovich, em 2022, Gabriel Bortoleto chega na última etapa da temporada, em Abu Dhabi, com vantagem de meio ponto na liderança do campeonato.
O paulista, que vai correr na Fórmula 1 em 2025 pela Sauber, tem essa pequena diferença de pontos em relação ao francês Isack Hadjar, que faz parte do programa de pilotos da Red Bull. Na última etapa disputada, no Catar, Bortoleto chegou em primeiro na corrida principal, mas foi penalizado e terminou na terceira colocação. Hadjar foi o segundo e tirou quase toda a diferença.
Serão duas corridas no circuito de Yas Marina, nos Emirados Árabes. A sprint, no sábado (7), vale 10 pontos para o vencedor e mais um ponto para o piloto que tiver a melhor volta e terminar entre os 10 primeiros. Na corrida principal, no domingo (8), a lógica é a mesma, mas a pontuação é maior, sendo 25 creditados para o ganhador. O piloto que faz a pole também recebe um ponto.
Para Gabriel Bortoleto ser campeão, basta ele terminar na frente de Hadjar nas duas corridas. Porém, na Fórmula 2 existe o grid invertido. Na classificação, a ordem vale para a corrida principal. Porém, na sprint, os 10 primeiros têm as posições invertidas.
Pensando nessa lógica, é melhor para Bortoleto fazer uma boa classificação e decidir o campeonato na corrida principal, que vale mais pontos.
O brasileiro venceu duas provas de 25 pontos em Spielberg e em Monza. Ele deixou de pontuar em apenas cinco das 26 corridas já disputadas. O francês, por outro lado, venceu quatro corridas principais: Melbourne, Ímola, Silverstone e Spa-Francorchamps. No entanto, Hadjar não pontuou em 12 provas.
Datas, horários e onde assistir à Fórmula 2 em Abu Dhabi:
Sexta-feira (6)
- Treino livre: 4h05min
- Classificação: 8h
Sábado (7)
- Corrida sprint: 9h15min
Domingo (8)
- Corrida principal: 6h25min
Onde assistir
- A Band anuncia a transmissão das corridas, e a Bandsports do treino e da classificação.